O SESCON-SP tem atuado fortemente junto à Receita Federal do Brasil manifestando a preocupação dos empresários contábeis e dos contribuintes sobre a obrigatoriedade de entrega da Escrituração Fiscal Digital do PIS/COFINS.


Em virtude de aceno positivo do órgão em relação às nossas reivindicações, estamos otimistas de que, ainda neste mês de dezembro, seja publicada uma instrução normativa contemplando a dispensa da exigência fiscal dos meses do ano-calendário de 2011; a mudança da obrigatoriedade inicial da escrituração para as empresas optantes pelo Lucro Real a partir de janeiro de 2012 e para as empresas do Lucro Presumido a partir de julho de 2012, dentre outras novidades.


Considerada a etapa mais complexa do Sistema Público de Escrituração Digital, a EFD-PIS/COFINS tem gerado inúmeros problemas aos contribuintes, tendo em vista o grande universo de dados detalhados a serem apresentados e ainda a necessidade de adoção de sistemas antes do cumprimento da exigência.


Por isso, o SESCON-SP, ao lado de toda a classe contábil de São Paulo e do País, tem trabalhado para evitar grandes transtornos tanto para o Fisco como para os contribuintes brasileiros.


Ficamos satisfeitos pela sensibilidade da Receita Federal do Brasil em olhar para as dificuldades das empresas e atender os nossos pleitos.


Importante salientar que, em paralelo a essas novidades, aqueles empreendedores que ainda não adotaram controles internos de gestão no seu negócio, que o façam o mais breve possível, pois disso depende o bom cumprimento dessa obrigação acessória, que veio para ficar.


Assim que tivermos notícias da publicação da instrução normativa, informaremos a todos.


Atenciosamente,
José Maria Chapina Alcazar
Presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP

 

Fonte: SESCON/SP

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Amigos contabilistas brasileiros, há muito venho observando que o dilema atual de implantações de controles nas empresas depende precipuamente dos próprios administradores e proprietários. Nós somos coadjuvantes necessários no contexto. Daí o nosso trabalho em mostrar, alertar e convencer. Cabe a eles o lobby junto à classe política no sentido dessa implantação gradual, mediante leis que possam ser cumpridas. Fora isso, náo há solução plausível.

  • Realmente é complicado, os procedimentos de lançamentos adotados nas empresas em muitos casos é totalmente diferente das exigencias fiscais, tive a oportunidade de vivenciar isso aqui na Bahia em algumas empresas que prestei serviço na área de EFD ICMS/IPI e percebi que realmente o problema não é só na implantação, mas também na mudança de procedimentos na empresa, eis aí um grande obstáculo.

  • Concordo com Celso, parabéns ao Sescon primeiramente pelo empenho em demonstrar a RF as dificuldades que enfrentamos principalmente em preparar o ambiente para geração.

  • Parabéns a todos os envolvidos, queremos atender ao Fisco, mas este precisa compreender o momento em que muitos de nós, estamos envolvidos. Quero tambem parabenizar ao Governo da Bahia, que criou novas datas de apresentação do SPED FISCAL, através do Faturamento das Empresas.
    Estamos neste momento, acredito eu, envolvidos com o convencimento dos Empresarios, em adotar, novos modelos de Gestão para suas Empresas, o que, não se dá da noite para o dia, acho que já é consenso entre todos, que a adoção de ERPs é a melhor solução, e preciso melhorar o seu Custo, que é alto para a maioria das Pequenas Empresas deste País.
    Em tempo, VAMOS APOIAR O MANIFESTO PARA REDUÇÃO DAS ABSURDAS MULTAS DA RF.
    Obrigado

This reply was deleted.