Procedimento foi incluído pelo “Bloco K” e passará a
vigorar a partir de 1º de janeiro de 2015, segundo o contador
Emanuel da Silva Franco Jr., palestrante do “2º Fórum SPED BlueTax Minas”, que será realizado em 14 de maio, em Belo Horizonte

Se o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) já mudou profundamente o cotidiano e parte das rotinas das empresas brasileiras, a corrida para se ajustar a outras prioridades desta sistemática continua a pleno vapor. As empresas estão investindo em novos processos internos para ajudar seu controle de produção e de estoque.

Esta obrigatoriedade passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2015, por meio do “Bloco K”, inserido mais recentemente na EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal). De acordo com o contador Emanuel da Silva Franco Jr., especializado em gestão de sistemas, cada bloco corresponde a um agrupamento de documentos e de outras informações econômico-fiscais.

“O SPED Fiscal já é uma realidade para os contribuintes de ICMS e IPI, exceto os optantes do Simples. Os estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal deverão informar os produtos produzidos e consumidos e seus respectivos estoques. Os setores atacadistas e de revenda também serão alcançados quanto aos estoques”, explica o especialista, que coordenou os projetos SPED no Grupo Usiminas.

O contador salienta que, além deste bloco, os contribuintes terão que informar o consumo específico padronizado (lista técnica), perdas normais do processo produtivo e a substituição de insumos para todos os produtos fabricados pelo próprio estabelecimento ou por terceiros.

Emanuel da Silva Franco Jr. é um dos palestrantes do “2º FÓRUM SPED BLUETAX MINAS”, que a BlueTax Treinamento promoverá no dia 14 de maio, das 8 às 18 horas, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte (MG). Sua palestra, “Bloco K”, abrirá o evento é tem o objetivo de apresentar as exigências fiscais estabelecidas para o assunto e seus impactos no processo produtivo, controles internos e procedimentos fiscais dos contribuintes obrigados à apresentação dos novos registros.

O EVENTO

O 2º Fórum também levará os participantes a refletir sobre outros assuntos do cotidiano das empresas, como os atuais impactos da Nota Fiscal eletrônica (NF-e), a visão da atuação do fisco, a busca por melhorias de controles e processos e da qualidade da informação, além da redução de riscos e da oportunidade de analisar os desafios que estão sendo ou serão vivenciados pelas empresas em 2014 e 2015.

De acordo com o coordenador científico da BlueTax Treinamento, José Adriano, sócio-diretor da GSW Minas Nordeste, o evento está dividido em seis palestras e quatro mesas debatedoras, e foi formatado de modo a reunir uma gama de especialistas nos temas relativos ao SPED e ao eSocial.

PROGRAMAÇÃO

08:00 – Credenciamento

08:30 – Abertura

08:45 – PALESTRA I: “BLOCO K”, com Emanuel da Silva Franco Jr., contador especializado em gestão de sistemas e coordenador dos projetos SPED na Usiminas

09:25 – DEBATE “BLOCO K”, com Emanuel da Silva Franco Jr. e Lucas Vieira Alves (administrador e contador, analista fiscal da CBMM e um dos responsáveis pela integração entre SAP e Mastersaf)

09:45 – PALESTRA II: “ECF (EFD-IRPJ)”, com Márcio Tonelli, contador, administrador de empresas, consultor e ex-auditor da Receita Federal (1981-2010), onde supervisionou o SPED Contábil e o FCont

10:25 – DEBATE II: Márcio Tonelli e Edson Lima (contador especializado em tecnologia e gerenciamento de projetos)

10:45 – Coffee break

11:15 – PALESTRA III: “GESTÃO DO RISCO E QUALIDADE DOS ARQUIVOS”, com Edgar Madruga, administrador de empresas, auditor da SEFAZ-GO e coordenador do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG

11:55 – DEBATE III: “GESTÃO DO RISCO”, com Edgar Madruga e José Adriano (contador com MBA em TI, professor da PUC Minas e do IPOG, coordenador científico da BlueTax Treinamento e sócio-diretor da GSW Minas Nordeste)

12:15 – Sorteios e Intervalo para o almoço

14:00 – PALESTRA IV: “eSocial e a metodologia do Controle Total”, com Fernando Sampaio, professor, especialista em gestão, contabilidade e controladoria 

14:50 – PALESTRA V: “eSocial nos Escritórios Contábeis – O paradigma da departamentalização na prestação de serviços ”, com Filemon Oliveira, contador, professor da PUC Minas e do IPOG e membro do Grupo de Estudos Tributários do CRC-MG.

15:40 – Coffee Break

16:10 – PALESTRA VI: “eSocial: Uma abordagem “fora da caixa””, com Roberto Dias Duarte, Palestrante, Articulista, Escritor, Blogueiro, Consultor, Professor e Empreendedor.

17:00 – DEBATE eSocial: Fernando Sampaio, Filemon Oliveira e Roberto Dias Duarte

17:50 – Sorteios

18:00 – Encerramento


SERVIÇO

Evento: 2º FÓRUM SPED BLUETAX MINAS
Data e horário:
14 de maio, das 8 às 18 horas.
Local: Museu Inimá de Paula, Rua da Bahia, 1.201, Centro, Belo Horizonte (MG)
Patrocinadores: GSW Soluções Integradas, Mastermaq Softwares, Mendes Brasil Consultoria e Thomson Reuters Mastersaf.
Apoiadores: CRC-MG, FECON-MG, FECOMÉRCIO-MG, FIEMG, SESCON-RJ e SINESCONTÁBIL-MG
Investimento: R$ 560,00 (vagas limitadas)
Informações: No hotsite: www.forumsped.com.br, no telefone 0800 030 1112, ou via e-mail: contato@forumsped.com.br.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas