Promovendo a excelência ESG por meio dos tributos

Resumo do vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QJY4gKbubbw gerado pelo ChatGPT em português:

  1. Introdução ao ESG e Impostos: Dan Dickson, um parceiro de impostos na GT UK, apresenta uma série explicando como as estratégias fiscais se cruzam com a agenda Ambiental, Social e de Governança (ESG) de uma organização.

  2. Papel dos Impostos no ESG: Segundo Dickson, os impostos desempenham um papel fundamental em toda a gama do ESG, oferecendo valor significativo para os objetivos de ESG de uma organização. Não se trata apenas de finanças, mas se estende a considerações ambientais e de governança.

  3. Foco Ambiental: Os impostos ajudam a lidar com questões ambientais, avaliando custos, benefícios e implicações fiscais ligadas a mudanças ambientais. Podem identificar impostos ambientais que afetam as cadeias de suprimentos e acessar incentivos para programas caros de mudança.

  4. Implicações de Governança: A conformidade fiscal está cada vez mais interligada com requisitos de governança, com legislação em expansão globalmente. Cumprir esses requisitos de governança fiscal é vital para uma percepção positiva das partes interessadas e para a estratégia geral de ESG.

  5. Elementos Sociais e Transparência: Os impostos agora se intersectam com os elementos sociais do ESG, como escrutínio público dos assuntos fiscais corporativos. Maior transparência, iniciativas voluntárias de relatórios fiscais e o impacto dos impostos nos pacotes de emprego estão alinhados com os compromissos de ESG de uma organização.

 

As considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) nunca foram tão importantes para o sucesso a longo prazo de uma organização e para a sua percepção geral entre o público. As empresas estão agora mais focadas do que nunca em encontrar formas de alinhar as suas estratégias corporativas com objetivos mais amplos em torno da sustentabilidade. Um caminho frequentemente esquecido para melhorar a agenda ESG de uma organização é através da gestão estratégica dos tributos.

O valor dos impostos vai muito além do simples cumprimento e da otimização financeira. Eles podem ser uma ferramenta poderosa para promover a sustentabilidade, a responsabilidade social e a governança ética em qualquer organização. Desde incentivos concebidos para promover investimentos verdes, até mecanismos de comunicação de informações mais transparentes que podem promover confiança e credibilidade reais, há uma série de formas de os tributos acrescentarem verdadeiro valor à agenda ESG da sua organização e impulsionarem ativamente mudanças positivas. 

Vejam mais em https://www.grantthornton.com.br/insights/artigos-e-publicacoes/promovendo-a-excelencia-esg-por-meio-dos-tributos/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas