Pioneiro e inovador no País, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lançou o Sistema de Controle e Acompanhamento de Mercadorias em Trânsito On-line, batizado de ‘Sistema Cacto’, que vai marcar uma nova era no setor de fiscalização de veículos de cargas em todo o território paraibano.

O novo sistema será responsável por realizar o processamento, cruzamento e monitoramento, em tempo real, de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) e de diversas tecnologias de identificação de veículos nas rodovias, gerando os alertas necessários para a fiscalização em centros regionais de monitoramento da Sefaz-PB.

AMPLA PARCERIA – O novo ‘Sistema Cacto’, que nasceu de uma ampla parceria da Sefaz-PB com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e o Ministério da Justiça, vai possibilitar o controle e o acompanhamento de todas as cargas que transitam no território da Paraíba em tempo real.   SISTEMA IDENTIFICA CARGAS IRREGULARES – “O novo sistema será capaz de identificar, por exemplo, toda a carga irregular que entra e sai do território da Paraíba em tempo real, gerando alertas com a indicação correta de sua localização. Há centenas de sensores já instalados em todo o território paraibano. Em cada uma das cinco Gerências Regionais do Estado, haverá um Centro de Monitoramento para avaliar as cargas ilícitas por meio de alertas. O novo sistema vai identificar que tipo de ilícito da carga, enquanto os Centros de Monitoramento vão comunicar às equipes móveis de trânsito para realizar a devida abordagem dessas cargas com irregularidade. O novo sistema terá um nível de assertividade muito alto, pois será baseada em dados processados massivo com ajuda de inteligência artificial”, explicou o gerente Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GOFMT) da Sefaz, Felipe Lauritzen, que fez a apresentação do novo Sistema no Auditório da Escola de Administração Tributária (ESAT), que contou com a presença de todos os órgãos parceiros e de gestores da cinco regionais da Sefaz-PB.

 


Fonte: SEFAZ PB via LegisWeb

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas