INSTRUCAO NORMATIVA Nº 13 SEFA, DE 05/07/2011
(DO-PA, DE 07/07/2011)

Dispõe sobre a utilização, de forma voluntária, do Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei, e tendo em vista o disposto no inciso II do art. 225-D do Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – RICMS-PA, aprovado pelo Decreto nº 4.676, de 18 de junho de 2001,

RESOLVE:

Art. 1º – Os contribuintes que exerçam atividades econômicas de transporte poderão utilizar Conhecimento de Transporte eletrônico – CT-e, modelo 57, a que se referem os arts. 225-A e seguintes do RICMS-PA, em substituição aos seguintes documentos:

I – Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;

II – Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;

III – Conhecimento Aéreo, modelo 10;

IV – Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;

V – Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27;

VI – Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas.

Art. 2º – Para o credenciamento voluntário, o contribuinte deverá:

I – estar em situação cadastral regular;

II – protocolizar requerimento na Coordenação Executiva Regional ou Especial de Administração Tributária e Não-Tributária de sua circunscrição, ou de circunscrição da matriz, quando se tratar de solicitação para grupo de estabelecimentos, com uma antecedência mínima de 5 (cinco) dias;

III – ter o programa emissor do CT-e.

Parágrafo único. Considera-se como início de obrigatoriedade, a data de concessão do pedido informada no Cadastro de Contribuinte do ICMS.

Art. 3º – Considera-se inidônea, nos termos do RICMS-PA, o documento fiscal, nos modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27, emitido após a data fixada como início da utilização de CT-e.

Art. 4º – A partir da data de habilitação para emissão do CT-e, fica vedada a concessão de Autorização de Impressão de Documentos Fiscais – AIDF, em relação aos documentos, nos modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27.

Art. 5º – Os blocos ou formulários dos documentos, modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27 não utilizados, deverão ser entregues à repartição fiscal de circunscrição do contribuinte, no prazo de 30 (trinta) dias, para cancelamento, devendo ser consignados, na coluna “Observações” do livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências – RUDFTO, a série e o número inicial e final dos documentos devolvidos.

Art. 6º – Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

 

JOSE BARROSO TOSTES NETO
Secretário de Estado da Fazenda

 

Fonte: LegisCenter
 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas