SPED está entre os temas abordados no VII Enat

As inscrições para o VII Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat) encerram nesta quarta-feira, dia 14 de setembro. O Enat congrega os coordenadores, superintendentes regionais, delegados e inspetores das superintendências regionais da Receita Federal do Brasil; equipes técnicas dos Projetos Nacionais, como Cadastro Sincronizado e Nota Fiscal Eletrônica; secretários e técnicos estaduais de fazenda e tributação; secretários  e técnicos municipais de finanças, que se reúnem anualmente para discutir soluções conjuntas que promovam integração, na ótica da modernização da administração tributária nacional.

 

As  inscrições podem ser feitas no site do evento (www.sefa.pa.gov.br/enat2011) são restritas a servidores públicos da área tributária ou afins e dependem de homologação das chefias das instituições participantes. A programação reúne experiências exitosas, novos projetos de modernização e as perspectivas do sistema tributário nacional. O evento acontecerá de 19 a 21 de setembro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Até o momento 200 servidores públicos das esferas federais, estaduais e municipais já confirmaram presença.

 

Nos dois primeiros dias do encontro haverá painéis, debates e apresentações de projetos. No terceiro dia há a reunião oficial do Enat, quando são assinados os protocolos de trabalho. Na abertura do evento, dia 19, o professor de Direito da Usinisinos/RS, Marciano Buffon, falará sobre  Tributação, Solidariedade e Dignidade Humana;  e o diretor geral da Escola de Administração Fazendária, (Esaf), Mauro Sérgio Bogéa Soares, vai  falar sobre a  Evolução e Desafios da Administração Tributária.

 

Alguns temas que serão debatidos no Enat são: Fraudes no Comércio Exterior e seus reflexos nos Impostos sobre o Valor Agregado, ministrada pelo professor Fabián Chebel, da AFIP Argentina; Programas de Cooperação para combate à Interposição Fraudulenta; Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex); Sistema Público de Escrituração Digital (SPED); Programa Municípios Verdes, do Estado do Pará; Tributação sobre créditos de carbono e outros estudos relativos ao meio ambiente; Simples Nacional; Rede Nacional para a Simplificação e Racionalização do registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), Evolução do Modelo de Integração Nacional do Cadastro Sincronizado; Imposto Territorial Rural e o Portal do ITR para Municípios Conveniados, entre outros.

 

Na quarta-feira, dia 21, será a abertura oficial do VII Enat, com a presença do Governador do Pará, Simão Jatene, do representante do Ministério da Fazenda, Secretário da RFB, Secretaria da Fazenda do Pará, Secretaria de Finanças de Belém, Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e Conselho Monetário Nacional (CNM). Haverá a apresentação dos trabalhos técnicos realizados, e a assinatura dos protocolos. A íntegra da programação e as inscrições podem ser feitas pelo site  www.sefa.pa.gov.br/enat2011

 

Ana Márcia Souza - Ascom Sefa

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=84169
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Encontro Nacional de Administradores Tributários começa dia 19 em B...



     

    A partir da próxima segunda-feira, 19, Belém vai sediar, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o VII Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat), evento que congrega os gestores das três esferas de governo: União, estados e municípios. O ENAT busca soluções conjuntas que promovam integração administrativa, ações fiscais integradas e modernização fiscal.

     

     

    Para o secretário da Fazenda do Pará, José Tostes Neto, “o Enat é o momento em que os administradores públicos da área tributária podem trocar experiências, conversar sobre projetos integrados em andamento, ou que ainda estão em fase de formatação. É um encontro para debate e apresentação de idéias e que tradicionalmente apresenta bons resultados. Desde sua primeira edição, em 2004, o evento tem contribuído na proposição de ações conjuntas voltadas à integração e modernização da administração tributária no Brasil".

     

     

    Durante três dias os administradores tributários discutirão novos projetos de modernização, além de relatar experiências exitosas. Nos dois primeiros dias haverá painéis, debates e apresentações de projetos. No terceiro, acontecerá a reunião oficial do Enat, quando são apresentados os resultados dos debates e assinados os protocolos de trabalho.

     

     

    Na abertura do evento, dia 19, o professor de Direito da Usinisinos/RS, Marciano Buffon, discorrerrá sobre Tributação, Solidariedade e Dignidade Humana. Também serão debatidos temas como fraudes no comércio exterior e seus reflexos nos impostos sobre o valor agregado (com o professor Fabián Chebel, da AFIP Argentina), programas de cooperação para combate à interposição fraudulenta (com Ernani Argolo Checcucci Filho, sub-secretário de Aduana e Relações Internacionais da RFB); Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - situação atual e próximas etapas (com Carlos Sussumu Oda, da RFB); Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Business Inteligence (com Jadson Bitencourt Andrade Oliveira, da Sefaz/BA); Programa Municípios Verdes (com Teresa Cativo, secretária de Estado de Meio Ambiente); Fiscalização no Simples Nacional (com Jorge Castro, auditor fiscal da Sefaz/MA); Portal do Imposto Territorial Rural (ITR) para Municípios Conveniados (com Ricardo de Souza Moreira, da RFB).

     

     

    Na quarta-feira, 21, haverá a abertura oficial do VII Enat, com a presença do governador do Estado do Pará, Simão Jatene,  representantes do Ministério da Fazenda, secretários da RFB, Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), Secretaria de Finanças de Belém (Sefin), da Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e do Conselho Monetário Nacional (CNM). Na ocasião serão assinados os protocolos, entre titulares dos órgãos das três esferas da administração tributária.

     

     

    A íntegra da programação pode ser consultada no site www.sefa.pa.gov.br/enat2011

     

     

    Ana Márcia Pantoja - Ascom/Sefa

     

    http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=84471

This reply was deleted.