eSocial revoluciona o RH

A partir de 2014, escrituração digital provocará mudança nos processos internos de gestão de pessoas das empresas e aprimorará a qualidade das informações repassadas aos órgãos públicos

Por Marina Schmidt

Não é preciso ir muito longe para perceber que o eSocial, mesmo antes de se tornar realidade nas empresas, tem gerado preocupações a todos os profissionais e setores que vão ter que se adequar a eles – e não são poucos. A regra, que entra em vigor em 2014, atinge desde pessoas físicas que empregam trabalhadores domésticos a empresas de todas as modalidades e enquadramentos, passando por consultores, auditores, contadores, advogados e analistas de sistemas, pode-se concluir que a abrangência das novas regras é irrestrita. Mais do que isso: esse alcance se estende a milhares de empregados e também a profissionais autônomos.

Diante desse cenário, a apreensão logo se justifica, embora o cumprimento das exigências trabalhistas e contábeis, de fato, não tenha mudado. Mas, se não mudou, qual é o foco das preocupações? Os empregadores serão responsáveis por gerar e entregar as mesmas informações com as quais já estão habituados, mas as rotinas que envolvem esses processos, inevitavelmente, sofrerão mudanças, que para muitas organizações podem ser drásticas.

A adesão ao novo sistema trará como consequência um departamento de Recursos Humanos mais dinâmico, graças à necessidade de repassar dados em tempo real, e integrado com outras áreas, diante da necessidade em obter informações que comumente estão relegadas aos setores financeiros e de serviços das empresas. São mudanças relevantes que exigirão mais do que conhecimento, obrigando as organizações a rever processos e, mais do que isso, implementar uma mudança significativa de comportamento.

Passando a fase da adequação, no entanto, a perspectiva é de que a medida facilite processos, eliminando o reenvio de uma mesma informação a mais de um órgão e fazendo com que os envios ocorram de forma automática, sem que seja necessário levantar e apurar documentos físicos mensal ou anualmente.

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS SUBSTITUÍDAS PELO ESOCIAL

  •     Livro de registro de empregado
  •     Folha de pagamento
  •     Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  •     Perfil profissiográfico previdenciário
  •     Arquivos eletrônicos entregues à fiscalização (Manad)
  •     Termo de rescisão e formulários do seguro desemprego
  •     Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Gfip)
  •     Relação Anual de Informações Sociais (Rais)
  •     Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
  •     Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf)

Fonte de informação: Assessoria Tributária – Fecomércio-RS

Publicado em: Jornal do Comércio – RS

http://www.mauronegruni.com.br/2013/10/30/esocial-revoluciona-o-rh/

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