Construção aponta carga de tributos como maior problema

A elevada carga tributária seguiu como o principal problema apontado pelos empresários da construção civil no segundo trimestre deste ano, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem.

O tema foi assinalado por 50,9% das empresas, resultado praticamente igual ao do trimestre anterior, com 50,8% de marcas. A falta de trabalhador qualificado continua a ser o segundo principal problema, com 42,9%, bem próximo ao observado no trimestre anterior (42,5%). Mas na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve queda de oito pontos percentuais.

Entre os itens que mais cresceram na lista de preocupações do setor aparecem os dois ligados à concessão de crédito. Taxa de juros elevada cresceu de 17,3% para 21,1%, tornando-se o terceiro principal problema apontados pelas empresas da construção. Falta de financiamento de longo prazo passou de 6% para 10,1%.

Os itens que mais caíram no percentual de marcas entre o primeiro e o segundo trimestres foram: alto custo da mão de obra (34,5% para 27,7%) e o licenciamento ambiental (13,4% para 9,9%). A pesquisa apurou que a atividade da construção civil continuou a se retrair em junho, acompanhando o enfraquecimento da economia. A entidade informou que o indicador que mede o nível de atividade do setor caiu de 46,9 pontos para 44,3 pontos na passagem de maio para junho.

O índice vai de zero a cem pontos, e resultados abaixo de 50 indicam retração da atividade. O nível de produção do setor da construção não cresce desde março de 2012 e desde dezembro mostra retração. Para se adaptar à queda na atividade, as empresas mostram ajustes no uso da capacidade de oferta. A Utilização da Capacidade de Operação, em junho, é dois pontos percentuais inferior à média de 2012 e o número de empregados caiu durante o ano todo.

Fonte: Valor Econômico

http://mauronegruni.com.br/2013/07/25/construcao-aponta-carga-de-tributos-como-maior-problema/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas