Brasil é o último colocado em ranking de retorno de impostos

Pela quarta vez consecutiva, o brasileiro tem os piores serviços públicos em proporção aos impostos que paga, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira (16) pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que relaciona informações de 30 países sobre a arrecadação tributária e o retorno de benefícios à população.
Segundo o levantamento, mesmo com a alta carga tributária do País, de 36,02%, que incide sobre rendimento, consumo e patrimônio do contribuinte, o Brasil ocupa a última posição no ranking, atrás de países vizinhos como Uruguai e Argentina.
“É importante que se diga que todos os cidadão brasileiros pagam impostos, mesmo aqueles que estão isentos de IPTU e do Imposto de Renda da Pessoa Física, porque consomem produtos e serviços que têm uma alta carga tributária embutida”, ressalta o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.
No topo da lista de países que melhor aplicam os tributos em qualidade de vida aos cidadãos estão Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul.

Estudo

Para realizar levantamento, o IBPT utilizou dados da carga tributária, atualizados em 2011 pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com índice final para o ano de 2012.
O Instituto desenvolveu um índice chamado Irbes (Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade). Quanto maior o valor do Irbes, melhor é o retorno da arrecadação dos tributos para a população. O Brasil possui Irbes de 135,63, enquanto o primeiro colocado, os Estados Unidos, tem o índice de 165,78, conforme mostra a tabela a seguir:
Estudo sobre carga tributária/PIB x IDH
Colocação País Índice obtido
1º Estados Unidos 165,78
2º Austrália 164,53
3º Coreia do Sul 162,48
4º Japão 160,78
5º Irlanda 160,43
6º Suíça 159,83
7º Canadá 156,79
8º Nova Zelândia 156,66
9º Israel 154,01
10º Espanha 153,89
13º Uruguai 151,06
21º Argentina 145,41
30º Brasil 135,63
Fonte: IBPT

Fonte: InfoMoney

http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/brasil-e-o-ultimo-colocado-em-ranking-de-retorno-de-impostos/?utm_campaign=paisdasmaravilhas&utm_medium=twitter&utm_source=twitter

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • E digo mais, não será qualquer Lei aprovada e sancionada de qualquer jeito, que mudará tal realidade.

    Infelizmente alguns ainda acham que "retorno de impostos" vem na forma "prêmios" da Nota Fiscal Paulista, Nota Fiscal Carioca e por aí vai. Dificilmente nesta geração, os cidadão terão consciência que o retorno dos tributos precisa vir na forma de benefícios à TODA população e não apenas a uma meia-dúzia de "gatos pingados". Prêmios e descontos no IPTU e IPVA NUNCA poderão substituir saúde, educação e segurança, que formam o tripé de uma nação.

This reply was deleted.