O primeiro ano de operação da Nota Fiscal de ConsumidorEletrônica (NFC-e) obteve a adesão de 600 estabelecimentos voluntários, que emitiram meio milhão de notas, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Todos os estabelecimentos estarão obrigados até janeiro de 2015.

De acordo com o órgão, a expectativa é que a partir de março, a emissão do documento eletrônico deverá expandir para outros tipos de estabelecimentos comerciais e de serviços, como supermercados, lojas de departamento, bares e restaurantes.

A emissão da nota permite um ambiente de negócios mais inovador, com menos burocracia para o cumprimento das obrigações tributárias e a formalização das empresas.

Em março, começa o cronograma de obrigatoriedade no Amazonas e a meta é implantar a NFC-e Conjugada, com a emissão do tributo incidente sobre as operações cobertas pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de âmbito estadual e o Imposto Sobre Serviços, de responsabilidade do município.

O consumidor também poderá ter acesso ao documento eletrônico que, este ano, deverá ser emitido por tablets e smartphones, com soluções online rodando em nuvem na internet. Em outubro de 2013, o órgão começou a disponibiliar o acesso à (NFC-e por meio do número do CPF do consumidor, ou pelocertificado digital, documento utilizado por profissionais liberais e servidores públicos, entre outros.

Para ter acesso ao extrato das notas, basta o consumidor acessar a seção ‘Consulte sua Nota’ do Portal Estadual da NFC-e (nfce.sefaz.am.gov.br) e efetivar um breve cadastro. Ao finalizar a operação, uma senha é enviada para o e-mail.

Após fazer o login com o CPF e senha, o consumidor tem acesso à relação e aos detalhes completos de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas em seu nome. O sistema também permite a impressão do documento. Dessa forma, o consumidor não precisa mais guardar as notas em papel, nem solicitar segunda via ao estabelecimento comercial. As informações estarão disponíveis a qualquer momento.

A Sefaz informou, ainda, que o sistema será estendido para os municípios, o que permitirá o uso do padrão NFC-e por prestadores de serviço em todo o Estado.

O sistema começou com os testes em março de 2013, na loja Casa das Correias, que juntamente com o supermercado Atack, e as lojas Mirai, Comepi e Grupo SB começaram o projeto piloto do projeto de virtualização da emissão da nota.

FONTE: http://www.d24am.com/

 

http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/nota-fiscal-eletronica-ao-consumidor-obtem-600-adesoes-de-empresas-amazonas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+BlogRobertoDiasDuarte+%28Blog+de+Roberto+Dias+Duarte%29

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas