SPED obriga empresas a renegociar contratos

Nova sistemática fiscal está levando companhias de todo o Brasil a aumentar seus investimentos para adaptar equipes e softwares

A implantação do Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED) vem realizando a mudança gradual dos controles contábeis e fiscais para o modelo digital. Além disso, o novo sistema acarretou um investimento maior em mão de obra e recursos para as empresas, visando atender às novas exigências do Fisco.

A Prosoft Tecnologia, por exemplo, especializada no desenvolvimento de softwares para o segmento contábil no Brasil, está sendo obrigada a majorar seus preços.

Segundo a empresa, ainda que o SPED seja fundamental para o mercado, sua implantação está elevando os gastos com treinamento de pessoal e preparação de suas equipes internas e de seus clientes, além do aumento natural dos salários dos colaboradores. "Estamos tendo de renegociar contratos com nossos clientes", informa o presidente da Prosoft Tecnologia, Carlos Meni.

Essa percepção também está sendo bastante sentida pelas demais empresas, como deixa claro, pesquisa realizada pela Fiscosoft Editora com 1.181 executivos de companhias de médio e grande porte do País, a qual levantou a dimensão dos 'Custos e impactos da implantação do SPED para as empresas brasileiras.

A maioria dos participantes (96,3%) afirmou que o SPED trouxe custos mais elevados para o cumprimento das obrigações tributárias. São gastos com horas de trabalho extra de profissionais, implantação de sistemas e serviços de consultoria externa.

Além disso, as empresas, em especial as do setor contábil, estão também investindo tempo e dinheiro em reuniões com fornecedores de sistemas de gestão empresarial, a fim de obter tecnologia para suportar o aumento significativo das informações em seus ambientes computacionais e com os softwares que controlam suas operações. Some-se a isso o fato de que neste ramo específico a falta de mão de obra preparada dificulta em parte a implementação mais célere do SPED.

A pesquisa mostra, ainda, que 59,7% dos empresários entrevistados acreditam que, mesmo daqui a três anos, quando terminada a fase de transição e todas as etapas do SPED estiverem implantadas, não será possível cumprir as obrigações acessórias com menos recursos.

"As mudanças impactaram pesadamente o segmento das empresas de software, demandando um nível de recursos e soluções sem precedentes nas últimas duas décadas e absolutamente necessários para as empresas contábeis, levando-nos, inclusive, a majorar preços, quando se comparam os conjuntos de soluções oferecidas, frente à magnitude das mudanças", analisa o presidente da Prosoft Tecnologia, Carlos Meni.

De acordo com ele, melhor do que proporcionar uma economia de algumas centenas de reais aos seus clientes, é oferecer recursos para aumentar seus ganhos, conquistar novas empresas como clientes e satisfazer ainda mais os já existentes em carteira.

"Em momentos como este, elevar o nível dos serviços prestados é sinônimo de redução de riscos de incidência de multas e penalidades por falhas e atrasos, além de ajudar a melhorar sua comunicação com as empresas, facilitando o trabalho e o fluxo de informações e documentos entre as partes", salienta o executivo.

Dificuldades para uns, oportunidades para outros. Para o diretor de franquias da Prosoft Tecnologia, Iron Garrido, as empresas que estiverem preparadas para esses desafios terão pela frente excelentes oportunidades de negócio. "Por conta disso, estamos nos antecipando a essas mudanças e desenvolvendo novos serviços e readequando os já existentes", explica.

http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/sped-obriga-empresas-a-renegociar-contratos/51173/

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Comentários

  • Números sob a mira da tecnologia

    Júlia Zillig 16/01/2012

    A tecnologia está sendo utilizada para diversos fins, como reduzir a sonegação fiscal das empresas. Por isso, a partir de janeiro deste ano algumas companhias já estão tendo de se adequar ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que traz os mecanismos de controle fiscais e financeiro das companhias ao universo digital. Ou seja, o fisco começou um movimento de substituição dos documentos em papel para arquivos digitais, além de fazer as inspeções por meio do monitoramento de dados em tempo real.

    No entanto, essas novas regras representam uma via de duas mãos para as organizações. Segundo pesquisa da Fiscosoft, realizada com 1,1 mil executivos de empresas de médio e grande porte no Brasil, a adoção do SPED gerou um aumento nos custos do cumprimento das obrigações tributárias. 96,3% dos entrevistados afirmaram que os gastos têm sido elevados, sobretudo pela necessidade de implantação de novos sistemas e da contratação de serviços de consultoria externa.

    Para Iron Garrido, diretor de franquias da Prosoft, especializada no desenvolvimento de softwares para o setor, o fisco quer saber como as companhias chegaram aos valores declarados em seus relatórios, item por item. Segundo o executivo, o grande problema está na especificação. "Se o código preenchido estiver errado, o fisco acusa que tal crédito não pode ser abatido, levando muitas empresas a acabarem pagando um valor bem mais alto de imposto." A cada R$ 1 milhão de faturamento, R$ 30 mil são pagos de impostos por conta disso, estima-se.

    Na solução dessa questão, Garrido acredita que as empresas precisam investir fortemente não somente em tecnologia, mas também na capacitação. "O preenchimento dos itens de cada nota normalmente são feitos pelos profissionais de compra e venda, não por contadores. Além disso, há uma preocupação maior com o cumprimento dos prazos e qualidade da informação declarada fica em segundo plano."

    Para o mercado de softwares, o SPED vai exigir das empresas do setor uma maior capacitação também de pessoas, mas principalmente na geração de novos serviços. "O contador ou empresário não entende de informática fiscal. Precisa de especialistas para ajudar na tradução das informações", diz Garrido. A Prosoft vem investindo fortemente no desenvolvimento de soluções que ajudam seus clientes a fazer uma análise mais rápida de informações, antecedendo as necessidades do fisco e entrega das declarações de impostos como PIS e Cofins.

    Outra necessidade é a de armazenamento de informações - de acordo com as regras do SPED, isso deve ter validade de cinco anos. "O volume de dados é muito grande e o mercado enfrenta a falta de profissionais para atender demandas como essa". A Prosoft criou uma universidade para fornecer treinamento para seus colaboradores e também para seus clientes no intuito de esclarecer sobre a utilização de produtos como o Analisador Fiscal.

    De acordo com Garrido, esse novo universo deve incrementar em 35% o faturamento da empresa em 2012. No ano passado, a Prosoft registrou um R$ 54 milhões de lucro e criou um sistema de franquias para fazer a distribuição de seus produtos e serviços. "Procuramos trabalhar o preventivo com nossos clientes, para que não haja surpresas e eles consigam fazer o abatimento correto de seus créditos."

    http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start....

  • Prosoft: nova versão do software Analisador Fiscal

    Com a implementação do Sped – Sistema Público de Escrituração Digital – o software da Prosoft ganhou recursos específicos para atender a demanda atual.

    1160562_32750485.jpgA Prosoft Tecnologia, desenvolvedora de software para o segmento contábil no Brasil e que atua na integração entre sistemas contábeis e gerenciais, está apresentando sua nova versão da solução Analisador Fiscal e também anuncia uma readequação de seus produtos. O objetivo é atender às demandas recentes criadas pelas mudanças no sistema tributário brasileiro em função do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

    Segundo a empresa, o novo Analisador Fiscal é capaz de auditar milhares de notas fiscais e registros por centenas de análises, em apenas alguns segundos. Dessa forma, os dados são posteriormente inseridos com segurança nos sistemas fiscais e contábeis. Segundo o presidente da Prosoft, Carlos Meni, os empresários contábeis já não visualizam suas operações sem ferramentas e recursos desta natureza, os quais estão se tornando obrigatórios para seus negócios, principalmente agora devido às novas exigências impostas pelo SPED.

    Para Meni, “o novo Sistema Público de Escrituração Digital impôs muitas mudanças e exigiu investimento alto no desenvolvimento de recursos, na capacitação dos profissionais e reestruturação do leque de produtos para as empresas desenvolvedoras de software para o segmento contábil”, o que terá como conseqüência a majoração dos preços .

    “Para se adequar a esse novo cenário, as empresas de contabilidade também vêm investindo de forma significativa no treinamento de pessoal, na contratação de empresas de consultoria especializadas e nos ajustes necessários nos sistemas para atender às obrigatoriedades do SPED”, comenta Meni.

    Segundo pesquisa da Fiscosoft Editora, realizada com 1,1 mil executivos de empresas de médio e grande porte do País, a adoção do SPED gerou aumento nos custos do cumprimento das obrigações tributárias. A esmagadora maioria dos entrevistados, 96,3% deles, afirmaram que os gastos têm sido elevados, sobretudo pela necessidade de implantação de novos sistemas e da contratação de serviços de consultoria externa.

    Como conseqüência às exigências do SPED, a Prosoft também ampliou seu escopo de serviços e irá rever para cima o preço de seus produtos, assim como promover a revisão de seus contratos. “Melhor que proporcionar uma economia inicial de algumas centenas de reais aos nossos clientes, optamos por oferecer a eles novos produtos com recursos eficazes para que eles aumentem seus ganhos, conquistem novos contratos e consigam elevar o nível dos seus serviços prestados”, diz o presidente.

    http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/index.php?optio...

  • Sped eleva custo e empresas...

    A Prosoft Tecnologia, uma das maiores desenvolvedoras de soluções de gestão empresarial baseadas em recursos de TI, processos e tratamento da legislação fiscal, trabalhista e tributária, está renegociando contratos com seus clientes. O ajuste se deve à gradual implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

    ... renegociam contratos

    Segundo a Prosoft, o Sped eleva custos com treinamento de pessoal e demanda a criação de novas tecnologias para atender ao fisco. “Ainda que o Sped seja fundamental para o mercado, sua implantação exige um nível de recursos e soluções sem precedentes nas últimas duas décadas”, diz o presidente da empresa, Carlos Meni.

    http://www.dci.com.br/Plano-de-Voo_--Sped-eleva-custo-e-empresas___...

  • Vejam algumas discussões sobre este texto em http://redesocialcontabil.com.br/profiles/blogs/sped-obriga-empresa...

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