A prorrogação do prazo de entrega da EFD-Contribuições não muda a percepção das empresas sobre a complexidade da exigência, eleita a mais difícil de lidar dentre todas as obrigações acessórias por 64% dos participantes de uma recente pesquisa realizada pela Fiscosoft, Prosoft Tecnologia e Systax.
Por decisão da Receita Federal, as empresas enquadradas no regime de tributação baseado no Lucro Presumido poderão entrar os arquivos da EFD-Contribuições em janeiro do próximo ano.
A data inicialmente estabelecida era julho deste ano. Mesmo com a mudança, o cenário empresarial já começa a ficar mais conturbado. Quem não entregar os arquivos no prazo pagará multa no valor de R$ 5 mil por mês, por competência, e de modo cumulativo.
A multa é fixa até mesmo para as empresas que faturam menos que R$ 5 mil no mês, por exemplo. Muitas pequenas empresas fora do Simples Nacional terão de atender esta nova exigência do Fisco.
Significa que elas terão que adquirir tecnologia apropriada para atender à nova demanda ou deixarão esta árdua tarefa para os escritórios de contabilidade
“Pensar em enviar o arquivo em branco somente para fugir da multa, não é a melhor opção, visto que apenas estará retardando a resolução de um problema que certamente se transformará em um fantasma tributário”, explica Juliana Ono, diretora de conteúdo da Thomson Reuters – Fiscosoft.

http://www.tiinside.com.br/17/07/2012/alteracao-de-data-nao-atenua-complexidade-da-efd-contribuicoes/gf/289480/news.aspx?__akacao=931146&__akcnt=e544b2c3&__akvkey=1b02&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=TI+INSIDE+Online+-+GEST%C3O+FISCAL+-+18%2F07%2F2012+07%3A23

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas