A maior parte dos investimentos em TI, em 2014, deve ocorrer no setor de Recursos Humanos – é o que expõe a nona edição da Pesquisa de Tendências do Instituto Sem Fronteiras, divulgada em dezembro do ano passado. De acordo com o estudo, 29% das mil empresas entrevistadas pretendem focar valores na área de Recursos Humanos e Folha de Pagamentos, dentre os demais módulos de gestão e funcionalidades.

Para o Diretor da Pesquisa, Ivair Rodrigues, os dados representam uma mudança de cenário nas organizações. Enquanto a intenção de investir no setor de RH é superior aos demais, a pesquisa aponta que, até então, 44% dos entrevistados declaram ainda não possuir solução específica nessa área. “Hoje, o RH é um problema sério nas empresas, que antes não era considerado. Claramente houve uma conscientização de que o capital humano se tornou um fator corporativo fundamental”, destaca Rodrigues.

Por um lado, segundo o diretor, falta mão de obra qualificada. Por outro, o RH nunca foi foco nas empresas sob o ponto de vista do investimento tecnológico. “Nesse momento a economia brasileira está em fase de contratação”, explica. “Por isso a importância do setor cresceu, e a atenção para ele também. Ter um trabalho bem feito em RH tornou-se fundamental em várias organizações”, diz.

RH e TI nas empresas

A preocupação da TI em investir no setor de Recursos Humanos é expressa nos projetos desenvolvidos pelo pernambucano Jornal do Commercio. O CIO da companhia, Cláudio Alcoforado, cita o mais importante: a implantação dos módulos de Medicina e Segurança do Trabalho, que estavam disponíveis no ERP e que nunca haviam sido utilizados pelo RH. “Assim, melhoramos os processos em nossa área de Recursos Humanos sem a necessidade de custos adicionais, usando os consultores de nossa própria organização para capacitação dos usuários internos e sem a necessidade de contratar a fornecedora do ERP”, completa o CIO.

Na Receita Federal do Brasil (RFB), o setor de TI também implementou projetos importantes com o objetivo de dinamizar e fortalecer o RH. O foco é sempre o treinamento dos colaboradores; por meio do Programa Nacional de Capacitação, instrumento estratégico da RFB que reúne diferentes ações de capacitação voltadas para o alcance de melhores resultados institucionais e individuai, busca-se a melhor estruturação, coordenação e convergência de propósitos de ações institucionais de capacitação.

“A TI planeja suas ações de treinamento conforme a trilha de capacitação dos servidores”, explica a CIO da RFB, Claudia Maria de Andrade. “Nessa trilha, a aprendizagem observa a necessidade de desenvolvimento pessoal, a conveniência de cada servidor e seus objetivos, integrando o planejamento de desenvolvimento às expectativas individuais e do órgão”, destaca.

Em 2013 a TI da Receita ofereceu 63 treinamentos, totalizando mais de 1.300 horas de capacitação. “Além do constante aperfeiçoamento técnico, buscamos fortalecer a área de Recursos Humanos de Gestão de Tecnologia da Informação com políticas de incentivo e retenção de talentos no principal órgão Gestor de TI da organização.”

http://www.it4cio.com/noticias/lernoticia/cpn/991/news/124#.Uvn8uvldWSo

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