Serpro e Dataprev não serão privatizadas

O presidente recém empossado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a retirada de oito empresas públicas do programa de privatizações, entre elas Serpro e Dataprev, já no dia 1º de janeiro, primeiro do seu mandato.

De acordo com o G1, o despacho com a determinação foi publicado nesta segunda-feira, 2, no Diário Oficial da União. 

As outras seis empresas do pacote são: Petrobras; Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA); Correios; Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep); além dos armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Serpro e Dataprev figuravam já na primeira lista de empresas apresentadas pelo Governo Bolsonaro para serem vendidas, ainda em 2019, primeiro ano do mandato. 

Depois disso, as duas companhias foram incluídas no cronograma para venda em 2020. O plano teve, então, sucessivos adiamentos: para o primeiro semestre de 2021, para o fim do mesmo ano, para o meio de 2022 e, depois, para o final do ano.

Martha Seillier, então secretária especial do Programa de Parcerias de Investimento, ainda chegou a apresentar à XP Investimentos uma projeção de venda para 2023. Isso evidentemente dependia da reeleição de Bolsonaro, que não aconteceu.

 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas