Representantes de empresários e Receita Estadual avaliam um projeto que levará informações sobre o Sped Fiscal aos empresários do Rio Grande do Sul. Uma reunião na quarta-feira, dia 10, na Secretaria da Fazenda com o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Newton Berford Guaraná, o vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sescon/RS, Jaime Grünler Sobrinho, a gerente executiva do Seprorgs, Andréia Kalicheski e assessores da Fecomércio-RS, deu início as tratativas para a criação dos seminários no Estado sobre o Sped Fiscal. A proposta das entidades é a de levar, simultaneamente para algumas cidades do RS, um encontro para difundir esclarecimentos sobre a nova regra. A EFD ou Sped Fiscal é um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse da Receita Estadual e da Receita Federal. A escrituração deverá ser assinada digitalmente e enviada pela internet, ao Ambiente Nacional do Sped.
Conforme destacou o subsecretário, é importante que as empresas estejam preparadas para o novo formato, que a partir de janeiro de 2013 abrangerá um grande número de estabelecimentos. "Construímos todo o nosso sistema para essas novas informações, assim, enquanto não iniciarmos o Sped Fiscal, teremos prejuízos.  A interação do banco de dados é uma realidade e precisa ser adotada pelas empresas", afirmou.
Para Sobrinho, a solução para as dificuldades encontradas no Sped Fiscal passa pela interação dos quatro entes: Receita Estadual, contribuintes, empresas de contabilidade e o setor de informática. "É preciso debater a questão e conscientizar que as regras já começarão a valer. Para que o contribuinte tome as providências necessárias é preciso o esclarecimento da norma", explicou. A expectativa é de realizar o projeto na segunda quinzena de novembro.

 

http://www.folhadesaoborja.com.br/index.php/economia/104-materias/5961-entidades-querem-levar-informacoes-sobre-o-sped-fiscal-aos-estabelecimentos-do-estado.html

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas