A Receita Federal pretende montar no Rio de Janeiro o Centro Nacional de Risco Aduaneiro (Cenrisco), que reunirá informações dos bancos de dados da própria instituição e de outros órgãos públicos e de entidades do setor privado.
O objetivo é combater as fraudes nas atividades de exportação e importação, além de obter melhores resultados tributários, sem que para isso seja preciso alocar recursos financeiros e humanos adicionais aos já empregados.
O Fisco aposta que, a partir do cruzamento de dados feitos por sistemas tecnológicos especializados e da análise dos servidores da Receita Federal será possível selecionar melhor as operações aduaneiras a serem fiscalizadas.
O Cenrisco terá como missão, também, o desenvolvimento de uma metodologia que permita identificar o “perfil de risco” de cada interveniente no comércio internacional e a criação de indicadores para cada parâmetro de seleção aduaneira.
Com isso, a fiscalização poderá rapidamente identificar quais estão dando resultados satisfatórios e quais precisam ser alterados ou substituídos.
O Rio foi escolhido como sede do Cenrisco por causa da realização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, dois anos mais tarde.
A cidade sediará, também, a próxima Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
O fato de ser um local de desenvolvimento de grandes projetos ligados ao fluxo internacional de mercadorias e a concentração da maior parte do desenvolvimento tecnológico do setor de óleo e gás, que tem bastante relevância aduaneira, também influenciaram na escola do Rio de Janeiro como sede do Cenrisco.

 

terça-feira, 12 de julho de 2011, 15h59

 

http://www.tiinside.com.br/12/07/2011/rio-de-janeiro-abrigara-centro-para-analise-de-risco-aduaneiro/gf/231877/news.aspx

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas