O eSocial e as Pequenas e Médias Empresas

O mês de março de 2015 terminou, passaram-se 3 meses e, mesmo assim, são poucas as ações de adequação ao eSocial por parte das PMEs (Pequenas e Médias Empresas). Segundo especialistas, as grandes empresas já estão correndo atrás, promovendo alterações desde que o sistema foi anunciado. Porém, ressalta-se o risco que as menores estão correndo, pois podem ser pegas de surpresa devido ao número de adaptações que terão que efetuar em um período curto de tempo.

Outro ponto também considerado preocupante é que todas as adequações essenciais para atender ao eSocial são formadas por ações administrativas que agregam benefícios gerenciais à companhia. É possível que os gestores não estejam dando a devida atenção ao eSocial por pensarem que ele trata-se de mais uma demanda burocrática do Governo, mas o que acontece é que, na verdade, os benefícios das ações corretivas poderão ser experimentados desde já, incluindo a todos em procedimentos de maior qualidade nas empresas.

Dentre os benefícios para uma melhor gestão de pessoas está o de documentar todas as relações para evitar questões judiciais por acordos verbais até maior controle de documentos e processos que envolvem as pessoas que prestam serviços na empresa, sejam contratados pela CLT, sejam contratados como prestadores de serviços ou autônomos.

Há, também, a possibilidade de correção de falhas em relação a cargos e salários, correção de cadastros junto a sindicatos, regularização das obrigações com medicina e segurança do trabalho, etc.

Porém, um dos benefícios mais importantes é a documentação de regras internas que derrota o amadorismo de gestão de pessoas e torna as relações mais profissionais, deixando claro para empregadores e empregados, contratantes e contratados quais os deveres e obrigações de cada um.

As grandes empresas, que já compreenderam que cuidar de Recursos Humanos é importantíssimo para o desenvolvimento do negócio, já adotam essas medidas. Por outro lado, as micro, pequenas e médias parecem ainda não terem se dado conta da relevância do eSocial provavelmente por pensarem que não é preciso gasto financeiro com isso, ou por acreditarem que, por serem “pequenos”, basta apenas resolver tudo nos corredores da empresa, ou porque acham que existe muita burocracia e pouco retorno financeiro e econômico. Desculpas são o que não faltam para a não adequação com o eSocial e demais processos relacionado ao SPED.

eSocial-SPED-PME-pequenas-médias-empresas-adequação-gestão-pessoasO aconselhável é que gestores de empresas e de RH informem-se mais sobre o assunto para melhor compreensão e conscientização no tocante às consequências que não serão leves para aqueles que continuarem na inércia. Cada dia que passa o prazo para cumprimento das obrigações é menor.

Note que a prática de ações de gestão de pessoas, de processos e contratos é uma ótima forma para evitar multas, autuações, ações, prejuízos fiscais e trabalhistas. Não fique parado esperando que o governo o notifique sobre o não cumprimento de regras que já vinham sendo comunicadas antes. Pelo contrário, faça disso uma ferramenta de melhoria para a sua empresa, como exemplo do que as grandes empresas já fazem.

Fonte: eSocial ainda não convenceu as pequenas e medias empresas que vem pra ficar

http://blogskill.com.br/o-esocial-e-as-pequenas-e-medias-empresas-pmes-grandes-pegas-de-surpresa-numero-adaptacoes-beneficios-gerenciais-gestores-maior-qualidade-gestao-pessoas-evitar-questoes-judiciais-cargos-salarios-docum/#.VRyfWvnF_14

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