MT - Presidente do CRC pede apoio para a categoria

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso – CRC/MT, Ivan Echeverria, e o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC e diretor Institucional do Sescon, Luiz Gonzada Warmling, visitaram nesta terça-feira (14), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD). Recém-empossado no cargo, Echeverria destacou as metas da entidade e pediu apoio do Poder Legislativo nas questões relacionadas à categoria. Inclusive, quer a participação efetiva do CRC nas discussões da Câmara Setorial Temática para a elaboração do Código Tributário Estadual.

“Queremos estreitar o relacionamento para facilitar a aplicação da legislação, que sofre constantes mudanças”, explicou Echeverria, ao citar as dificuldades que os profissionais enfrentam para trabalhar com a emissão desenfreada de decretos emitidos pela Secretaria Estadual de Fazenda.

Também pediu o apoio para obter resposta do Ofício 003/2012, protocolado em 26 de janeiro deste ano, na Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz). Nele, a instituição pede que o SPED/EFD - Escrituração Fiscal Digital tenha prazo de entrega até o último dia útil do mês seguinte às operações; que as empresas cadastradas no Simples Nacional tenham a obrigatoriedade do SPED/EFD a partir de 2013 e que as multas pelo atraso de entrega desse documento ocorram somente 60 dias após data de obrigatoriedade.

De acordo com Echeverria, sua gestão já trabalha também pela união da classe, que está representada pelo Sindicato das Empresas de Contabilidade e pelo Sindicato dos Profissionais de Contabilidade. Além disso, contam com 31 delegacias em Mato Grosso. “Nossa finalidade é a promover o registro profissional; fiscalizar os serviços contábeis e promover educação continuada aos nossos profissionais. E o deputado Riva sempre foi parceiro da classe contábil”, destaca o presidente do CRC.

O CRC possui pouco mais de 10 mil filiados. Desses, conforme o presidente, 9,6 mil estão ativos. O reconhecimento das empresas com o Certificado de Responsabilidade Social promovido pela Assembleia Legislativa tem a participação de membros do CRC na avaliação do Balanço Social das empresas. O balanço social traça, entre outras diretrizes, o perfil da atuação da empresa durante o exercício contábil; a qualidade de suas relações com empregados; o cumprimento das cláusulas sociais; a participação dos empregados nos resultados econômicos e a possibilidade de desenvolvimento pessoal.

 

http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=162898&codDep=11

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Em relação ao oficio nº003/2012 protocolado na Secretaria Estadual de Fazenda é muito pertinente o pedido de prorrogação do prazo, afinal nos contadores temos trabalhado somente em função de cumprir as obrigações acessórias impostas pela legislação, sem mencionar os decretos publicados da noite para o dia, onde nem a própria Sefaz sabe fornecer informações a respeito.

This reply was deleted.