Fornecimento de soluções tem disputa concorrida

Ampliar imagem
Claudio Belli/Valor/Claudio Belli/Valor
Claudio Coli, da Mastersaf: "Continuamos em processo de crescimento por aquisição e haverá mais movimentação"

 

A migração da escrituração fiscal e contábil das empresas brasileiras para a plataforma digital acirrou a competição dos fornecedores de tecnologia por esse mercado. O novo cenário estimula aquisições e movimenta o segmento de softwares de gestão e de soluções fiscais e contábeis com foco nas necessidades surgidas com a adoção do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

A tendência é de uma briga ainda maior por fatias desse mercado nos próximos anos, quando ocorrer a implantação do e-Lalur, o livro de apuração de lucro real eletrônico, além da digitalização da apuração do PIS e da Cofins e da folha de pagamentos, atendendo a novas legislações da Receita Federal.

Segundo Claudio Braga, sócio da área de impostos com foco em TI da Ernst & Young Terco, as empresas passaram por uma verdadeira transformação após a criação do Sped e os fornecedores de tecnologia estão atentos a isso. Segundo o especialista, as administrações foram obrigadas a abrir os cofres para investir em atualizações de suas ferramentas tecnológicas de gestão (o chamado ERP) ou ainda na adoção de novas soluções fiscais e contábeis, bem como na alteração de processos internos de como os dados são coletados, uma vez que muitas das informações que passaram a ser exigidas pelo Fisco sequer faziam parte da base de dados dessas empresas.

O ano de 2011 está movimentado para os fornecedores de soluções de tecnologia. Em maio, a Thomson Reuters adquiriu a empresa brasileira de softwares Mastersaf como parte de sua estratégia de expansão da divisão de serviços nas áreas contábil, fiscal e jurídica. Quatro meses após a movimentação, a Mastersaf, com 23 anos de mercado, adquiriu a Alliance Fiscal & Governance Intelligence e, um mês depois, a Conceito W, empresa de Santa Catarina que desenvolve softwares na área de notas fiscais eletrônicas de serviços e atua em 300 municípios.

"Continuamos em um processo grande de crescimento por aquisição e em breve haverá mais uma movimentação", adianta o presidente da Mastersaf, Claudio Coli.

Ele explica que a demanda das empresas por soluções tecnológicas na área fiscal, contábil e de notas fiscais eletrônicas é crescente. Isso porque o Sped trouxe a necessidade de informações adicionais solicitadas pelo Fisco e que exigem não apenas a implantação de um sistema de informação, como também um software fiscal ou de ajuste no ERP e até mesmo a revisão de como a empresa recebia essas informações, as tratava em seus processos internos, gerava as obrigações legais e as entregava ao Fisco.

Apostar em ferramentas tecnológicas completas de gestão que incluam softwares integrados que permitam aos clientes cumprir as obrigações legais a serem entregas ao Fisco é a aposta da Totvs, que prepara seus aplicativos para as diferentes fases do programa de escrituração digital brasileiro desde 2007. "O Sped fez com que muitas empresas buscassem a formalização, saindo de modelos anteriores baseados em escritórios contábeis para a adoção de tecnologias internas de gestão de informações. Foi uma mudança de paradigma", conta o diretor de Planejamento de Produtos, Gilsinei Hansen.

 

Por Felipe Datt 

Fonte: Valor Econômico

 

http://www.valor.com.br/impresso/empresas/fornecimento-de-solucoes-tem-disputa-concorrida

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas