A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) registrou neste ano a autenticação de 78,9 mil livros contábeis relativos ao exercício de 2010 sem que os 1,8 mil contabilistas responsáveis tivessem que comparecer às Agências da Receita Estadual. Isso foi possível graças à oferta do serviço na Internet, na Agência Virtual do site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br).

A autenticação de livros é feita geralmente em abril – exceto pelos contribuintes obrigados ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que são dispensados da autenticação.

Em relação ao exercício de 2010, a Sefaz registrou 72 mil autenticações de livros eletrônicos, contra 63,6 mil de 2009.

A autenticação dos livros pela Internet, realizada a partir de 2007, trouxe várias vantagens para os contabilistas, lembra o subgerente fiscal da Sefaz – Região Metropolitana, Geraldo José Pinheiro.

“Facilitou o trabalho dos contabilistas, que não precisam ir mais às agências levando vários volumes dos livros, suprimiu taxas que antes eram cobradas para a autenticação, e permitiu à Sefaz maior controle das operações”, explica o subgerente.

O analista de sistemas que trabalhou no desenvolvimento do projeto, Alexandre Mota Monteiro, da Gerência de Tecnologia da Informação, acrescenta que, antigamente, muitas empresas chegavam a fretar veículos como caminhões para levar os livros para autenticação nas agências.

Atualmente, os contabilistas apenas precisam ir a uma das agências para realizar o encerramento dos livros manuais – no ano passado, 12,9 mil livros, de 6,3 mil empresas, foram encerrados.

 

Fonte: SEFAZ/ES Via Blog do Roberto Dias Duarte

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