Contabilidade se consolida como instrumento de gestão

O empresário entendeu a importância da contabilidade como gestão, e eu vejo isso como muito importante”, declara o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon. Mesmo acreditando que a área contábil deu um salto e se estabeleceu como ferramenta fundamental, o presidente acredita que ela ainda precisa avançar mais. Por essa razão, as entidades do setor elegeram 2013 como o ano de formalização desse processo. Conforme ele, o trabalho do contador não é o de pagar imposto, mas, sim, o de auxiliar na gestão das instituições. “Queremos mostrar que a contabilidade é a vida de uma instituição, sem isso ela não tem história”, declara.

Entre as contrariedades de 2012, estão as exigências do Sped. Para Pietrobon, o contador precisa se adaptar ao instrumento. “Já conseguimos adiar os prazos e mostrar para a Receita Federal que a responsabilidade é do empresário, e não do contador”, argumenta. A dica do presidente é que os profissionais se preparem e que prestem esse serviço. “Os contadores têm que parar de reclamar e se organizar, pois não há mais espaço para amadores”, critica.

Na opinião do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS), Zulmir Breda, a rotina do profissional se destaca pelo Sped, que avança e provoca mudanças nas corporações e escritórios contábeis. O contador, comenta Breda, encontrou dificuldades de gerar as informações. “A maioria das companhias não estava preparada”, argumenta, ao explicar que o sistema impõe um rigorismo no controle de estoque, compras e de faturamento. “Isso mudou o comportamento das instituições, mas uma mudança para melhor”, comenta.

Breda salienta ainda o avanço das novas normas contábeis no setor público. “A Secretaria do Tesouro Nacional já editou um manual sobre isso”, destaca. Estão em discussão, conforme ele, as novas normas para as entidades esportivas. Em dezembro, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou uma determinação para as micro e pequenas empresas, estabelecendo um padrão especifico para a contabilidade das MPEs. “Em 2013, isso será um dos nossos pontos de atenção”, comenta. “Na área das normas contábeis, tivemos alguns desafios, mas conseguimos superá-los e vamos começar o ano com novos desafios”, reforça. Breda prevê um 2013 intenso, graças ao projeto de trabalhar o conceito da contabilidade junto à sociedade. “Queremos esclarecer o cidadão sobre a importância da contabilidade na vida das pessoas”, explica.

Fonte: Jornal do Comércio RS

http://mauronegruni.com.br/2012/12/26/contabilidade-se-consolida-como-instrumento-de-gestao/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas