Por Chico Santos | Do Rio

 

O economista Rogério Werneck, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), disse ontem que a troca da cobrança da contribuição patronal sobre a folha de pagamento pela taxação sobre o faturamento de 15 setores resultará para as empresas numa redução anual de R$ 7,2 bilhões, equivalentes a 0,17% do Produto Interno Bruto (PIB).

“É muita poeira para pouco resultado”, disse Werneck durante palestra em seminário realizado na Fundação Getulio Vargas (FGV) em homenagem aos 70 anos do economista Regis Bonelli, também da PUC-Rio e da FGV.

Werneck criticou duramente a forma de desoneração da folha escolhida pelo governo, seja por, no seu entender, privilegiar setores aleatoriamente, seja por ser mais uma forma de adiar uma reforma tributária mais ampla, optando por fazer intervenções pontuais.

Durante a apresentação ele sugeriu que uma alternativa melhor à simples mudança da base de cálculo da cobrança do INSS, passando de um percentual da folha para um percentual do faturamento, seria extinguir a contribuição, aumentando a tributação sobre o consumo. Ele disse que essa fórmula vem sendo sugerida a governos de países periféricos europeus como uma das saídas para aumentar a competitividade da economia pelo economista Domingo Cavallo, ex-ministro da economia da Argentina, o que provocou risos na plateia e no próprio palestrante, que admitiu que Cavallo é um figura polêmica, mas ressaltou que a proposta merece atenção. Apesar da sugestão, Werneck admitiu que no Brasil a elevação do imposto sobre o consumo seria problemática porque já é muito elevado.

Werneck mostrou-se preocupado com o fato de que o que parecia um projeto piloto de desoneração está começando a se generalizar, com o Ministério da Fazenda argumentando que a cobrança do INSS sobre o faturamento facilita o controle da arrecadação. O economista disse ainda que o governo está preferindo essa fórmula de arrecadação por ser ela mais palatável. “É o paraíso da gestão tributária populista”, disse Werneck.

Fonte: Valor Econômico

Via:www.fenacon.org.br/noticias-completas/664

 

http://mauronegruni.com.br/2012/11/27/desonerar-folha-traz-pouco-resultado-diz-economista/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas