A novidade no mercado dos Sistemas de Gestão, a ISO 37001 tem por objetivo tornar a empresa capaz de implementar um sistema de gerenciamento inteligente para inibir os subornos no ambiente de uma empresa.

Agora, combater a corrupção também se tornou uma das tarefas das famosas normas ISO.

Lançada recentemente em outubro, pela organização não governamental ISO (International Organization for Standardization), a nova diretriz já está disponível para venda no site da instituição.

Denominada como ISO 37001:2016, a diretriz fornece requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Antissuborno.

Um dos males enfrentados pelos gestores de qualquer tipo de organização é a alta frequência de casos de corrupção e suborno. Empresas estão sendo destruídas internamente, pois seus ambientes estão contaminados por esta doença, e, consequentemente, a imagem externa cada vez mais manchada por rótulos negativos.

Preocupado com este cenário que assola muitas instituições, a ISO (International Organization for Standardization) elaborou a ISO 37001.

O objetivo da ISO 37001 será a implementação de um Sistema de Gestão capaz de combater os atos de corrupção, independentemente do tamanho da organização, sendo ela uma instituição privada, pública ou sem fins lucrativos.

Desenvolver uma cultura antissuborno e anticorrupção é um dos objetivos da nova norma, dado que seus requisitos instruem na criação de uma política antissuborno, nomeação de um responsável para supervisionar o cumprimento da política, controle e formação de profissionais voltados para a cultura anticorrupção, avaliação dos riscos e implementação de rígidos controles financeiros.

Apesar de não garantir o fim da corrupção, os criadores afirmam que o sistema auxilia na diminuição dos riscos de suborno.

Caso necessite de alguma investigação criminal, o sistema implementado pode fornecer provas de que a organização tomou medidas cabíveis para evitar o suborno.

Gestores interessados em adotar estratégias para identificar os atos corruptos, e, consequentemente, limpá-los com mais frequência devem estar atentos aos requisitos apresentados pela ISO 37001.

http://www.segs.com.br/seguros/45028-iso-37001-2016-um-sistema-de-gestao-proprio-para-combater-a-corrupcao.html

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas