Tenho recebido muitas perguntas sobre a possibilidade de inclusão das empresas enquadradas no Lucro Presumido na obrigatoriedade de entrega do SPED Contábil (Escrituração Contábil Digital – ECD). Alguns ainda questionam sobre informações que tais empresas estariam sujeitas à ECD já para o ano-base 2011.

O fato é que não há fundamentação legal para tais boatos. Ademais, nos últimos eventos da área contábil de expressão, como por exemplo a CONESCAP, as autoridades ligadas à Receita Federal informaram que esta hipótese sequer está sendo estudada para o curto prazo.

O que há de concreto é o seguinte:

A Receita Federal estabeleceu a obrigatoriedade, com relação ao SPED Contábil, pelo art. 3º da Instrução Normativa nº 787/07 (http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2007/in7872007.htm).

Em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009)’.

Ou seja, SPED Contábil para o Lucro Presumido é pura especulação.

http://www.robertodiasduarte.com.br/sped-contabil-obrigatoriedade-para-lucro-presumido-por-enquanto-so-boatos/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • Bom dia.
    Apesar de não ter previsão, não deixa de ser uma opção para quem quer tornar o ambiente mais verde (evitando a impressão de papel). É possível aderir ao envio da ECD por empresas do Lucro Presumido.

This reply was deleted.