O projeto ‘eSocial’, criado pela Receita Federal com o intuito de digitalizar a folha de pagamentos, além de unificar as declarações trabalhistas e aposentar a carteira de trabalho em papel, está preocupando os micro e pequenos empresários. A ideia é substituir as carteiras por um cartão eletrônico que ficará em poder do trabalhador.
De acordo com Samuel Kruger, gerente do Projeto, “este sistema vai agilizar as demandas do INSS”. Porém, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), discussões entre associados apontam conseqüências danosas.
“Muitas micro e pequenas empresas ficam localizadas onde a disponibilidade da internet é inexistente”, disse Antonio Oliveira Santos, presidente da CNC, por meio de nota.
Por conta disso, a CNC irá entregar uma carta a presidente Dilma Rousseff, informando e demonstrando a preocupação do empresariado com a forma que está sendo conduzida a implementação do ‘eSocial’.
Na carta, o presidente da Confederação enfatiza que, da forma que está, o eSocial implicará na reformulação de vários processos internos das empresas, como alteração do sistema de gestão e treinamento de pessoal, o que oneraria o custo operacional. Um cálculo feito pela da Divisão Econômica da CNC estima que custos para o comércio possam chegar a R$ 5,15 bilhões.
No documento, a CNC ressalta ainda que os presidentes das federações de comércio de bens, serviços e turismo de todo o país identificaram diversas inadequações encontradas no complexo manual do eSocial, composto de 207 páginas.
“Este será o novo e sombrio horizonte no Brasil para milhões de empresas, principalmente as representadas pelas federações e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo, que não terão condições de adaptação às novas regras”, disse Antonio Oliveira Santos.
Para ler esta e outras notícias, na íntegra, confira a edição impressa e/ou se cadastre no site para ter acesso a versão Online de O REGIONAL deste sábado (04/01).
Guilherme Vila Real
Da reportagem local
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas