Trabalhando para melhorar a arrecadação do Estado e diminuir a sonegação fiscal, a Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz), aperfeiçoou o sistema de auditoria eletrônica. Agora, todas as informações e prestações passarão por um processo rigoroso de cruzamento de dados, detectada a irregularidade o contribuinte é notificado para corrigir o problema.

A Unidade de Fiscalização da Sefaz (Unifis) vai acompanhar o dia a dia do contribuinte para estimular o cumprimento voluntário das obrigações tributárias. O novo sistema de malhas já começou a ser utilizado. "Esse sistema vai acompanhar de maneira bem mais rápida e eficiente todos os contribuintes; eles serão acompanhados através de relatórios, de sistemas, e isso vai possibilitar uma atenção especial para aqueles que não pagaram impostos ou não informaram as suas obrigações tributárias", explicou o diretor da unidade, Edson Marques.

A informatização de todos os processos de fiscalização e o monitoramento de contribuintes através de sistemas integrados coloca o Piauí no nível de excelência na área de auditorias de empresas. O novo sistema de Auditoria Eletrônica permite a Sefaz/PI auditar os contribuintes inscritos no cadastro de ICMS (38.194 contribuintes do Estado), possibilitando acompanhamento contínuo e preventivo no sentido de evitar a formação de passivos tributários.

"A idéia da Sefaz é melhorar o trabalho fiscal na recuperação de tributos. A auditoria eletrônica representa agilidade maior na fiscalização já que trabalha com o universo total de contribuintes, ganha o Piauí e as empresas com a eficácia deste sistema", finaliza o diretor da Unifis.   

 

Notícias Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • 15/08/2011 - Sefaz lança novo sistema de malhas

     

    A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz) lançou na sexta-feira (12), o novo programa de malha fiscal do Governo do Estado. O encontro aconteceu no auditório Deputada Francisca Trindade, na Escola Fazendária.

    O projeto do novo conceito na relação fisco-contribuinte começou em abril deste ano. A idéia é que o contribuinte piauiense trabalhe na margem da legalidade com o apoio integral da Sefaz para verificação de informações e dados gerados pelo sistema.

    A informatização de todos os processos de fiscalização e o monitoramento de contribuintes através de sistemas integrados coloca o Piauí no nível de excelência na área de auditorias de empresas. "É fundamental que não só a Sefaz, mas os contribuintes passem por este processo de modernização, no mundo informatizado como está não dá para pensar em utilizar outro sistema tributário que não seja rápido e funcional", ressaltou o secretário da Fazenda, Silvano Alencar.

    Para o coordenador do Grupo de Malhas, Anísio Soares, é importante que cada contribuinte reveja o novo conceito e crie ferramentas para trabalhar com suas obrigações. "Esse sistema vai acompanhar todos os contribuintes; eles serão acompanhados através de relatórios. O sistema de malhas vai possibilitar uma atenção especial para aqueles que não pagaram impostos ou não informaram as suas obrigações tributárias".

    O novo sistema irá trabalhar com três malhas: Malha de Controle de Omissos da Declaração de Informações Econômico-Fiscais (Dief), Malha de Notas Fiscais Não Registradas e a Cobrança de Débitos Declarados. "Se hoje nós temos um volume muito grande de ICMS declarado e não pago com essas malhas nós vamos ampliar essa fiscalização. Quando o contribuinte perceber que a Sefaz tem um novo sistema de acompanhamento dessas obrigações a tendência é que ele mude seu comportamento", ressaltou Soares.

     

     (Notícias Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí)

This reply was deleted.