O grande problema do software de gestão, então, é… a complexidade da nossa legislação tributária.

Eu Acredito | 6 de dezembro de 2013

"Na vida, se você não tem o que fazer, está morto", diz o executivo, que desde os anos 70 está em busca de inovar no mercado de tecnologia brasileiro

Os pioneiros da indústria de tecnologia no Brasil geralmente reservam boas histórias. Veja que interessante: o que hoje é a maior empresa nacional de software de gestão, a Totvs, nasceu em um Ford Belina azul claro, que Ernesto Haberkorn dirigia lá pelos anos 70. Era com esse carro que levava documentos de um lado para outro para oferecer serviços de processamento de dados que rodavam nos intervalos ociosos de computadores emprestados pelos CPDs de grandes empresas, como Basf e Melhoramentos.

Nos quatro anos de faculdade de administração não teve grandes contatos com TI. Quando conheceu o primeiro computador, se apaixonou. “Vi que poderia ser uma máquina que automatizaria os procedimentos da empresa”, diz sobre o embrião do sistema integrado de gerência automática (Siga).

O negócio cresceu com boa rentabilidade. “Tive um estagiário muito bom”, comenta. Lá pelo início dos anos 80, com o advento do PC, esse profissional – que segundo ele é calmo, fala pouco e sabe ouvir – virou seu sócio. Juntamente de Laércio Cosentino fundou a Microsiga. Daí por diante, o caminho contemplou todas fases de expansão de uma organização que queria ser grande: private equity, governança, abertura de capital, consolidação do mercado (com a compra da Logocenter, RM e Datasul).

Com a ida para o conselho de administração da Totvs, Haberkorn montou a TI Educacional e, mais recentemente, um novo sistema, o ERP Flex. “Voltei a fazer o que gostava, que era programar”. Já são mais de 500 clientes.

Ser pioneiro em uma indústria em formação pede… fazer aquilo que tua cabeça acha que deve ser feito, acreditar no seu sonho e, muitas vezes, não ouvir opiniões desanimadoras.

Ajudar a fundar a maior empresa de ERP do Brasil me fez… manter a humildade. Assim como nós capitaneamos as fusões, poderia ter sido o Miguel (Abuhab), da Datasul, o Rodrigo (Mascarenhas), da RM…

Voltar a empreender depois de fazer tudo que fez exige… acreditar que, na vida, se você não tem o que fazer, está morto.

Fica muito mais fácil empreender novamente quando… se tem recursos. O grande problema de empreender é a falta disso. Ter recurso financeiro é uma delícia.

Quando fez o curso de administração, achava… que tudo aquilo não era exato. Que não tinha aquela técnica que a matemática nutre. E a programação é uma coisa exata.

Quando começou, TI significava… uma oportunidade. Realmente, uma forma de automatizar processos longe de uma máquina de escrever, mesmo que a máquina fosse elétrica.

Um momento que marcou… foi a primeira vez que fui visitar o computador da IBM, na Rua Araújo (em São Paulo). Um colega me levou lá, quando entrei e vi a máquina lendo cartões e o que estava nos cartões ser impresso, ver discos magnéticos armazenando, aquilo foi um negócio surpreendente.

Quando olha para o que passou… vejo como efetivamente as coisas mudaram. Quando se está no dia a dia essas mudanças vão acontecendo sem percebermos o impacto forte. Porque justamente muda um pouco todos os dias.

Ficar seis meses fora do mundo de TI faz… com que não se consiga mais pegar o bonde, porque já mudou tanta coisa.

Reserva de mercado é… uma coisa superpositiva e supernegativa. É bom para os fabricantes e desenvolvedores locais, mas é ruim para o público de forma geral, que precisa se sacrificar para que as empresas brasileiras cresçam. Podem criticar, mas é válido.

Sobre o mercado de hardware, nessa época, quando abriu, lembro… que no Brasil tinham 25 empresas que fabricavam micro, nenhuma estava suficientemente grande para concorrer com os importados.

A quem pergunta sobre ERP, respondo… que apesar de toda evolução, ainda é algo muito aquém do que pode ser.

O grande problema do software de gestão, então, é… a complexidade da nossa legislação tributária.

Para a indústria de TI ser melhor do que é hoje, é preciso… o governo comprar software brasileiro, para desenvolver a indústria nacional; melhorar o ensino e simplificar a legislação.

Para concorrer com as estrangeiras a solução é… ter empresas grandes. E isso não só na área de TI. É preciso se conscientizar disso.

Qualidade de vida é… fazer esporte, se alimentar bem. Semana que vem [a entrevista, foi realizada no início de outubro] faço 70 anos, mas se quiser jogar bola comigo, estarei lá.

http://crn.itweb.com.br/47863/ernesto-haberkorn-apesar-de-toda-evolucao-o-erp-ainda-e-muito-aquem/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas