Com a reforma tributária de volta à pauta do Congresso, investidores questionam analistas sobre o impacto das discussões em Brasília nas empresas listadas na B3. Embora ainda não haja um projeto pronto para ser usado como referência, gestoras, corretoras e casas de análise têm mergulhado em planilhas e no complexo sistema de tributos do país para chegar a uma resposta.

Um estudo feito pela Kinea Investimentos estima que as companhias listadas terão, em média, um impacto negativo de 18% sobre o lucro líquido em um primeiro momento. A conta toma como ponto de partida a PEC 45, apresentada em 2019 e desenhada pelo tributarista Bernard Appy, que no governo Lula assumiu o cargo de secretário especial para a reforma tributária. O projeto propõe a unificação de cinco impostos (ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins) em um só tributo, o IBS, com uma alíquota de 25%.

Íntegra em https://pipelinevalor.globo.com/mercado/noticia/como-a-reforma-tributaria-pode-afetar-empresas-abertas.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas