Qual a relação dos novos empreendedores com o eSocial?

Por Simoni Luduvice

O eSocial é o novo canal de comunicação entre empregadores ou contratantes com os órgãos que passaram a gerir documentos e ações que movimentam relações trabalhistas.

Estes órgãos são: Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Receita Federal e Previdência Social. Juntos farão a gestão de informações trabalhistas com objetivos de:

- Digitalizar documentos que comprovam as relações de trabalho;

- Minimizar problemas com ações trabalhistas;

- Unificar informações comuns a todos os órgãos;

- Deixar transparente todas as informações trabalhistas. 

Por que os empreendedores precisam saber sobre eSocial?
Porque poderão ter seus dados sujeitos às obrigações do eSocial das seguintes formas:

- Como contratantes ou empregadores – no momento que admitirem colaboradores pelo regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ou contarem outras pessoas jurídicas para prestarem serviços às suas empresas.

- Como contratados – quando prestarem serviços para outras pessoas jurídicas.

Estando numa dessas situações, o empreendedor ou quem por ele for delegado deverá ter conhecimento dos procedimentos que fazem parte do processo, ou seja:

- Conhecer as regras fiscais e financeiras da operação

- Saber qual sua parte no recolhimento de tributos e quando deve recolher

- Saber quais são as obrigações acessórias que haverão em conseqüência dessas operações

Alguns podem pensar: mas isso não é o trabalho da Contabilidade? Sim e não.

Sim, porque a Empresa de Contabilidade cuidará dos registros e cumprimento das obrigações;

E não porque antes dos registros, vem as regras das operações que devem ser conhecidas por todos para evitar problemas com multas ou fiscalizações.

Entenda as atividades fiscais, contábeis e previdenciárias da sua empresa e melhore os resultados que pretende obter.

http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/qual-a-relacao-dos-novos-empreendedores-com-o-esocial/84261/

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