Mais de 60¨dos executivos de Recursos Humanos de empresas brasileiras enfrentam dificuldades para contratar mão de obra qualificada, principalmente para funções de técnicas. A conclusão é uma das análises sobre o mercado de trabalho que taz a 10º edição da pesquisa anual sobre Escassez de Talentos do ManpowerGroup.

O índice está acima do número global, de 38%, e do computado para as Américas, de 42%. O Brasil, ao lado da Romênia, é o quarto país em uma lista de 42 nações com dificuldades para admitir novos talentos em 2015. O Japão lidera o ranking (83%), seguido do Peru (68%) e Hong Kong (65%). O estudo ouviu 41.700 empregadores.

Globalmente, o índice de 38% é o pior resultado desde 2008, quando houve a recessão econômica. Regionalmente, nas Américas, embora o indicador de 42% represente uma queda de seis pontos percentuais em relação a 2014, a proporção que diz enfrentar uma escassez de talentos é a segunda mais alta para a região desde 2007.

No caso específico do Brasil, o país subiu uma posição em relação ao ranking de 2014 apesar de o índice ter sofrido queda de dois pontos percentuais, saindo de 63% para 61%. “Isso se explica também pelo fato de Índia e Argentina, que em 2014 disputavam o terceiro e quarto lugares no ranking, com 63% de dificuldades para contratação cada uma, terem caído consideravelmente na avaliação atual. Assim, o Brasil subiu, diz Riccardo Barberis, CEO do ManpowerGroup Brasil, em nota enviada à imprensa.

Porém, globalmente poucas empresas estão de fato colocando em prática estratégias para contornar o problema. Segundo o estudo, apenas um em cada cinco empregadores, no mundo, está repensando suas práticas de RH para dar mais treinamento e desenvolvimento para os atuais colaboradores. Nas Américas, o estudo mostra que mais de quatro em cada dez líderes (42%) adiam práticas de RH para abordar as dificuldades que encontram em buscar candidatos com as habilidades que precisam.

Para 42% dos executivos, as principais consequências da escassez de talentos sobre os negócios são a redução na capacidade de atender os clientes apropriadamente e uma queda de produtividade e competividade. Quando perguntados sobre as razões pelas quais têm encontrado barreiras para a contratação, os líderes listam principalmente a falta de candidatos disponíveis (35%).

Somente nas Américas, essa categoria subiu 10 pontos percentuais em relação ao ano passado. “O dado endossa a corrida pela busca dos melhores profissionais. Na escassez de gente qualificada, quem consegue encontrar e moldar novos talentos deve trabalhar para retê-los em casa. Por isso repensar as estratégias de RH é tão importante”, diz Barberis.

Globalmente, os cargos mais difíceis de serem preenchidos são os de ofício, principalmente chefes de cozinha, eletricistas, padeiros, açougueiros e mecânicos. Já no Brasil, assim como em todo o continente americano, a maior parte dos empregadores relata ter mais dificuldades para preencher vagas técnicas.

Nas Américas, a indústria tem respondido pela maior demanda técnica não suprida. Segundo o estudo, 16% das vagas em aberto dizem respeito a cargos técnicos específicos para esse setor.

Confira a tabela de demanda no Brasil e em escala global:

Posição Cargos com maior demandas de vagas no Brasil
1ª Técnicos
2ª Trabalhadores de ofício
3ª Operadores de produção/máquina
4ª Pessoal de apoio de escritório
5ª Operários
6ª Motoristas
7ª Representantes de vendas
8ª Engenheiros
9ª Contadores e profissionais de finanças
10ª Profissionais de TI

Posição Cargos com maior demandas de vagas (global)
1ª Profissões de ofício
2ª Representantes de vendas
3ª Engenheiros
4ª Técnicos
5ª Motoristas
6ª Gestores e executivos
7ª Funcionários de contabilidade e finanças
8ª Pessoal de apoio de escritório
9ª Profissionais de TI
10ª Produção e operação de máquinas

Fonte: epocanegocios.globo.com

http://www.rhblog.com.br/recrutamento-e-selecao/os-profissionais-que-estao-em-falta-no-brasil-e-no-mundo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Rh-blog+%28RH+Blog+-+Gest%C3%A3o+de+Recursos+Humanos%29

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas