A Fiscosoft Sistemas, unidade soluções fiscais que surgiu no mercado em meados do ano passado, prepara uma ofensiva para aumentar a sua representação nos negócios totais da Fiscosoft este ano. O objetivo é fazer com que a operação evolua dos atuais 7% para quase a metade do faturamento global da empresa.
Uma das iniciativas colocadas em prática para alcançar esse objetivo é a integração do Systax, uma base de dados com mais de 600 mil regras fiscais, aos sistemas de gestão integrada (ERP) de diversos fornecedores.
Por outro lado, a empresa pretende anunciar na próxima semana o lançamento de um novo serviço de auditoria digital, batizado como Fisconline, que será comercializado pela internet como uma assinatura. Trata-se de uma oferta para validação dos arquivos fiscais emitidos pelas empresas.
O ponto central da investida da Fiscosoft Sistemas é a chegada de Carlos Kazuo Tomomitsu, novo sócio da empresa, que acumula 25 anos de experiência nas áreas de TI e finanças. O executivo, que em setembro do ano passado desligou-se da Sonda Software, onde atuou por 15 anos e foi vice-presidente, comandará o processo de expansão da unidade de soluções fiscais.
Em seu novo desafio, Kazuo tem como foco a oferta de soluções na área de governança, risco e compliance (GRC), a fim de facilitar o cumprimento das regras fiscais e tributárias pelas empresas.
“Inserido no mundo fiscal há muito tempo, sempre procurei uma ferramenta que favorecesse o acompanhamento das regras pelos usuários. Em contato com a Fiscosoft há uns dois anos, percebi que eles estavam desenvolvendo esse banco de dados, que permite ao usuário colocar a informações legais no sistema de ERP”, afirma Kazuo, fazendo referência ao Systax, no qual já foram investidos R$ 9 milhões.
A estratégia consiste em oferecer o Systax com conectores de cada uma das plataformas de ERP comercializadas no mercado. E, para tanto, a empresa está consolidando uma política de canais. “É claro que, em um primeiro momento, vamos focar a SAP. Além disso, já temos estratégias com parceiros para o mundo Oracle. Mas estamos fazendo um trabalho de alianças para atingir outros desenvolvedores de ERP”, explica.
O executivo diz que não há, ainda, uma meta fixada sobre a quantidade de parcerias que pretende firmar no mercado, mesmo porque a política de canais está apenas em fase inicial de definição. Na verdade, segundo ele, a abertura de canais vai depender e muito dessa estratégia de desenvolvimento.
Recentemente, a Fiscosoft Sistemas firmou alianças com a YKP e o Grupo Skill que estão dentro dessa abordagem em relação ao Systax. A diferença, porém, é que o objetivo é fazer a auditoria da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), para saber se a sua emissão está em conformidade com a legislação, esclarece Kazuo.
Já com relação ao Fisconline, Kazuo revela que o objetivo é dar segurança aos usuários quanto à integridade, acesso, cruzamento e conciliação das informações contidas nos arquivos digitais emitidos no âmbito do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e de outras obrigações acessórias.
A ideia é adicionar valor ao usuário com a inclusão de várias regras fiscais e de negócios, de forma a aumentar a governança sobre os arquivos e diminuir o risco de exposição das empresas perante o Fisco.
O modelo de negócio do Fisconline é baseado na venda de assinatura de validação ao usuário, que poderá receber relatórios de validação dos arquivos do SPED via internet. “Nós seremos responsáveis pela construção das regras de validação dos arquivos”, afirma Kazuo.
Sem revelar mais detalhes, Kazuo diz que a oferta inclui a possibilidade de guarda do conteúdo digital gerado. “Haverá mais serviços, pois estamos falando na criação de um ecossistema fiscal”, afirma.
De acordo com o executivo, com a oferta do Fisconline o objetivo é conquistar este ano pelo menos 10% da carteira de clientes da Fiscosoft, composta por 22 mil empresas.
Para o desenvolvimento do Fisconline, a empresa investiu cerca de R$ 3 milhões, considerando a construção do sistema de validação e cruzamento de arquivos, a formação de uma equipe de 20 profissionais dedicadas à operação e a aquisição de ferramentas.

http://www.tiinside.com.br/03/02/2012/solucoes-fiscais-fiscosoft-sistemas-prepara-ofensiva-para-aumentar-volume-de-negocios/gf/260861/news.aspx

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas