Compliance? Sua empresa está nos conformes?

Por Cassius Regis Antunes Coelho

 

Manter uma empresa aberta, funcionando em sua plenitude comercial, comprando, vendendo, gerando empregos, pagando impostos, gerando lucro e crescendo é um desafio e tanto. Ainda mais aqui no Brasil onde as regras do jogo costumam mudar rapidamente e sem aviso prévio. 
 
Com um ambiente empresarial assim, os empreendedores precisam estar atentos às mudanças e os riscos inerentes a elas, bem como os impactos nos seus negócios.
 
O SPED é uma dessas mudanças recentes, que anunciada em meados de 2006 e gradativamente implantada por partes nas empresas, carrega em seu bojo uma série de mudanças que as empresas precisam realizar em seus processos, políticas, estruturas internas, sistemas e modelos de gestão.
 
Mudanças dessa monta trazem muitos riscos, como por exemplo, não preparar os sistemas de forma correta para geração dos arquivos e informações necessárias ao SPED como deveriam, o que poderá gerar sérios problemas com o fisco.
 
Daí a importância do Compliance, que nada mais é do que garantir que todos os processos estejam em conformidade com o que determinam as regras, sejam elas fiscais ou tributárias, ou mesmo normativos e regras de negócios estabelecidas.
 
Tal preocupação deve ganhar espaço em todas as empresas, mesmo que sejam pequenas, já que mitigar riscos é uma boa estratégia para quem quer manter-se distante de problemas como multas, fiscalizações, processos judiciais e tocar seus negócios com alguma tranquilidade.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas