IFRS - Políticas Contábeis - Até quem enfim

Prezados.

Afinal, parece que as Normas Internacionais IFRS chegaram de fato no Brasil. Nos últimos anos, tenho lido muito material escrito sobre Normas Internacionais IFRS, e raramente há algo escrito com alguma consistência ou por profissionais que realmente transfere conhecimento sobre o Assunto.

No último dia 08-02-2012, a Comissão de Valores Mobiliários publicou Ofício Circular CVM, acesso pelo Link:

http://www.cvm.gov.br/port/atos/oficios/OFICIO_CIRCULAR_CVM_SNC_SEP_N_01_2013.pdf

Neste Ofício, a CVM está determinando que as empresas elaborem seus Manuais de Políticas Contábeis.

Isto é muito obvio, para profissionais que detém algum conhecimento de Normas Internacionais IFRS, entretanto a CVM com toda sua estrutura de profissionais e respaldados por consultores renomados, apenas agora está se manifestando sobre o assunto.

Em 2004, publicamos um artigo mencionando que na prática, as empresas deveriam elaborar seu próprio manual de políticas contábeis. Afinal em 2004, já tinhamos 10 anos de experiência em Normas Internacionais IFRS, e sabiamos o que estavamos falando.

Naquele momento o mercado se valia de basicamente de regras ditas e conhecidas pelo mercado de (Conforme Nosso Auditor) O Auditor ditava as práticas contábeis.

Veja o que escrevemos em 2004

http://www.ifrs.com.br/ifrs2010/publicacao/01.htm

Em 2006 publiquei o Livro IFRS Manual de Contabilidade Internacional, tratando das questões de Apresentação e Divulgação, Apesar disto resolvi dedicar o Primeiro Capitulo para as questões de Políticas Contábeis. No livro novamente citei que a adoção das Normas Internacionais IFRS, têm como ponto Inicial a elaboração do Manual de Políticas Contábeis. em 2006, já tinhamos 12 anos de experiência em Normas Internacionais IFRS, e convicção sobre o que Estavamos Escrevendo.

Veja o que escrevemos em 2006, sobre políticas contábeis.

http://www.multieditoras.com.br/produto/PDF/500881.pdf

Aqui mesmo neste grupo, já mencionei que não é possível entender como um Auditor consegue concluir os trabalhos de auditoria em uma empresa que não têm o Manual de Políticas Contábeis. Isto é um Absurdo.

Enfim, passaram se 4 anos e somente agora a CVM conseguiu visualizar a importância do Manual de Políticas Contábeis. Imagine como foi conduzido o Balanço de Abertura destes Balanços.

Enfim.

Parece que o IFRS chegou.

Abraços
João José

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas