Nos dias 4 e 5 de junho, a capital paulista reuniu líderes municipais e empresários do setor de tecnologia para debater o desenvolvimento econômico sustentável das cidades durante o Anciti Sudeste. A proposta da conferência é explorar como a integração de novas tecnologias e políticas inovadoras pode catalisar a transformação urbana de forma responsável e eficaz.
Nesta quarta-feira, dia 5, o Serpro participou da programação oficial do evento com uma palestra sobre a jornada de dados da Reforma Tributária, que apresentou a plataforma tecnológica responsável por operacionalizar o novo modelo tributário – solução atualmente em estágio de desenvolvimento – e tocou em pontos como a integração entre as esferas de governo.
Promulgada no final do ano passado, a reforma visa simplificar o sistema tributário, substituindo vários impostos federais, estaduais e municipais por dois novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O objetivo é reduzir a complexidade do sistema, aumentar a transparência e melhorar o ambiente de negócios do país.
“Basicamente, o que estamos construindo no Serpro é uma solução chamada Plataforma da Reforma Brasileira de Consumo. Esta plataforma tem como objetivo processar o IBS e o CBS para os governos federal, estaduais e municipais. E o principal objetivo de estar aqui hoje é mostrar para os municípios que a plataforma vai lhes oferecer uma solução totalmente integrada para cálculo, arrecadação e toda a governança de controle tributário num único ambiente tecnológico”, destacou Robson Dias Lima, gestor nacional do Projeto Estratégico Reforma Tributária Brasileira.
Robson apresentou a arquitetura geral da solução; falou sobre a geração de informações para emissão dos documentos de arrecadação; e citou o Portal de Transações, que vai disponibilizar, aos contribuintes, informações relativas às suas relações de consumo de bens e serviços. Detalhou também a ferramenta de analytics, que vai transformar o grande volume de dados em insights valiosos para as três esferas de governo; e o Monitor do Ambiente Produtivo, que vai monitorar, exibir e analisar todos os acontecimentos e métricas do sistema.
https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2024/serpro-no-anciti-sudeste