Enquanto a Positivo ainda deve ter dificuldades, cenário é favorável para a Totvs e a Ideiasnet.


O desempenho das ações das empresas de tecnologia da informação deve ser oposto na BM&F Bovespa em 2012.

Enquanto as previsões são pessimistas para a Positivo, as companhias Totvs e Ideiasnet devem aproveitar a expansão das médias empresas e o aumento do acesso da população aos meios digitais.

 

Na visão de Cauê Pinheiro, analista da corretora SLW, a Positivo destoa do cenário por duas razões.

 

"O cenário para eles é complicado por conta da elevação da concorrência. Apesar da Hewlett-Packard (HP) ter a intenção de competir apenas no segmento de alto valor, o mercado de venda de notebooks e PCs tende a se acirrar. Além disso, a Positivo também enfrenta problemas de fornecimento, o que vem pressionando seus custos", destacou.

 

As ações ordinárias da companhia registraram alta de 1,07%, cotadas a R$ 5,69.

 

Por outro lado, para a Totvs o cenário é mais otimista. De acordo com relatório do Banco Fator, a venda de programas de gestão deve seguir no processo de expansão.

 

"O mercado de software de gestão empresarial permanecerá aquecido nos próximos anos, em função da ainda baixa penetração do ERP na América Latina, do aumento da percepção da importância de TI pelas empresas e a continuidade da implementação do Sped no país", pontuou a instituição em nota.

 

Para Pinheiro, o foco da Totvs são as médias empresas, o que favorece a elevação de seus negócios. "Entendemos que é a empresa melhor posicionada para extrair os ganhos neste cenário positivo", comentou.

 

Outra empresa que também tem boas perspectivas é a Ideiasnet. Segundo o Banco Fator, a holding deve aproveitar o aumento do número de consumidores nos meios digitais. "Esperamos continuidade do crescimento para os segmentos de e-commerce, infraestrutura de telecomunicações e mídia e conteúdo", finalizou a nota.

 

Neste pregão, os papéis de Ideiasnet (IDNT3) e Totvs (TOTS3) recuaram 0,37% e 0,26%, respectivamente.

 

http://www.brasileconomico.com.br/noticias/empresas-de-ti-devem-ter-ano-distinto-na-bolsa-brasileira_111591.html

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas