CRC-SP lança no dia 22 de setembro o Canal IFRS - PMEs

Diante da necessidade de informações sobre as IFRS (International Financial Reporting Standards- Normas Internacionais de Contabilidade) adaptadas para as pequenas e médias empresas, o CRC SP, em uma ação pioneira, lança o Canal IFRS - PMEs, que consiste em uma série de programas que abordam aspectos do tema. A estreia será no dia 22 de setembro de 2011 pela TV CRC SP e o primeiro programa estará no ar no dia 26 de setembro de 2011 e será sobre “Ativo Imobilizado”. 

Os programas que compõem o Canal IFRS - PMEs terão duração de 30 minutos e serão disponibilizados mensalmente na TV CRC SP com orientações e esclarecimentos sobre os pronunciamentos técnicos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) aplicáveis às demonstrações contábeis das pequenas e médias empresas do Brasil. Este trabalho visa auxiliar os profissionais, professores, estudantes e empresários, que atuam no universo contábil, financeiro e econômico.

Para o presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, o Canal IFRS - PMEs será mais um instrumento de informação que contribuirá para a qualidade do trabalho dos profissionais da Contabilidade. “Com um potencial para atingir Contabilistas de todo o Brasil, os programas esclarecerão os pronunciamentos de forma didática, clara e objetiva, agregando ainda mais conhecimento e valor à carreira do Contabilista”. 

 

Fonte: CRC SP on line

http://www.deleon.com.br/crcsp/2011/137/02_noticias_c.htm

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas

Comentários

  • 22/09/11 - 00:00 > AUDITORIA & CONTABILIDADE

    Canal auxilia profissionais

    Diante da necessidade de informações sobre os IFRS (International Financial Reporting Standards), ou Normas Internacionais de Contabilidade, adaptadas para pequenas e médias empresas, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP), em uma ação pioneira, lança o Canal IFRS-PMEs, online. A iniciativa consiste em uma série de programas que abordam aspectos do tema. O canal estreia hoje pela TV CRC SP, e o primeiro programa estará no ar na próxima segunda-feira, dia 26, e será sobre Ativo Imobilizado das empresas. - Os programas que compõem o Canal IFRS-PMEs terão duração de 30 minutos e serão disponibilizados mensalmente na TV CRC SP com orientações e esclarecimentos sobre os pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), aplicáveis às demonstrações contábeis das pequenas e médias empresas do Brasil. Este trabalho visa a auxiliar profissionais, professores, estudantes e empresários que atuam no universo contábil, financeiro e econômico.

    Para o presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, o Canal IFRS-PMEs é mais um instrumento de informação. "Com um potencial para atingir contabilistas de todo o Brasil, os programas esclarecerão os pronunciamentos de forma didática, clara e objetiva, agregando ainda mais conhecimento e valor à carreira do profissional contábil."



    IFRS-PMEs

    Bruno Salotti, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), explica que as Normas Internacionais de Contabilidade, os International Financial Reporting Standards (IFRS), são complexas e amplas para grandes empresas. Os IFRS para pequenas e médias empresas (PMEs) são a versão simplificada.

    "A empresa local fazia o balanço utilizando métodos de impossível comparação com o padrão internacional, à medida que o Brasil adota esse padrão, o contador passa a participar de decisões", afirma. "A contabilidade antes tinha como característica marcante o viés fiscal, de cálculo de impostos. As normas IFRS exigem a informação contábil útil, que é a capacidade de argumentação, ou seja, a subjetividade da norma valoriza, mesmo que em longo prazo, o profissional com princípios e capacidade de julgar acertadamente", explica o professor Bruno Salotti.



    Relatórios Integrados

    O Relatório Integrado é a junção do relatório contábil com o relatório de sustentabilidade. "Geralmente, o relatório verde é esparso e não sujeito a auditoria", explica o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), José Roberto Kassai (foto).

    "Essa união elimina o viés meramente retórico dos ambientalistas que tratam as empresas como vilões e conscientiza empreendedores para a atuação verde", complementa Kassai.

    O professor espera "que o 'Relatório Integrado' seja a próxima grande revolução contábil e um poderoso instrumento para orientar as empresas e os mercados para uma percepção da economia como autoajustável e que atua pela sustentabilidade".



    Eventos

    O Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente da

This reply was deleted.