Serpro e Dataprev escapam da venda

Ao que tudo indica, Serpro e Dataprev devem escapar de serem privatizadas.

De acordo com um novo cronograma do Programa de Parcerias de Investimento, o governo projeta uma venda para 2023.

As datas foram apresentadas pela secretária especial do Programa de Parcerias de Investimento, Martha Seillier, à XP Investimentos, nesta quinta-feira, 27.

Serpro e Dataprev figuravam já na primeira lista de empresas a serem vendidas apresentada pelo Ministério da Economia ainda em 2019. 

Desde então, foram incluídas no cronograma para venda em 2020, no primeiro semestre de 2021, depois no fim do ano passado, depois para o meio e em seguida para o final de 2022.

A data no segundo semestre, em meio a campanha eleitoral, já tornava pouco provável uma privatização, o que agora parece ainda mais improvável.

Primeiro, porque em 2023 o governo Jair Bolsonaro pode não existir mais. 

Segundo um levantamento divulgado pela XP nesta semana, o ex-presidente Lula tem 44% das intenções de voto, contra 24% de Bolsonaro.

São cifras que colocam Lula próximo de uma vitória no primeiro turno. Caso eleito, parece certo dizer que o ex-presidente não vai dar continuidade ao plano de privatizações.

Mesmo em caso de vitória de Bolsonaro, parece difícil cravar que as privatizações efetivamente aconteceriam. 

A agenda liberal do governo perdeu muita força, as estatais estão cheias de militares e parecem estar adquirindo prestígio na adminstração.

No ano passado, inclusive, o governo federal decidiu começar a pagar um bônus extra para diretores de empresas públicas, incluindo, de forma inédita, também aquelas que dão prejuízo.

https://www.baguete.com.br/noticias/28/01/2022/serpro-e-dataprev-escapam-da-venda

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas