Sefaz-PR adota BI com Microstrategy

Por Júlia Merker

 

Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefaz-PR) implantou uma plataforma analítica da MicroStrategy. O objetivo da adoção é apoiar o trabalho dos auditores fiscais do órgão.

 

Até agora, a Inspetoria Geral de Arrecadação vinha utilizando o “Boletim de Arrecadação”, um documento que agrupava diversos relatórios com dados sobre recolhimento, faturamento, situação dos contribuintes e outras informações importantes para otimizar a gestão tributária.

No entanto, o crescimento exponencial do volume de dados gerados pelos contribuintes, além da necessidade de maior transparência, fez com que os relatórios estáticos se tornassem obsoletos, insuficientes para a tomada de decisão.

Com a ferramenta da MicroStrategy, o Boletim de Arrecadação tornou-se um produto de BI e os fiscais e gestores dispõem hoje de vários painéis interativos, cujos gráficos, tabelas e estatísticas são gerados a partir de dados atualizados diariamente.

O novo ambiente permite, conforme o caso, que se aprofundem as visualizações, até chegar aos dados em cada um dos 399 municípios do Paraná.

A tecnologia permitiu que todos os auditores tivessem acesso a informações corporativas como volume de arrecadação por Delegacia Regional e por ramo econômico, maiores empresas arrecadadoras, ou evolução do recolhimento de setores econômicos específicos.

“A disponibilização de relatórios gerenciais também foi modernizada, na medida em que trouxe a possibilidade de utilizar funcionalidades que antes não existiam em nosso ambiente, como alertas automáticos, visualizações interativas, navegação fácil dos dados, recebimento diário no e-mail de painéis gerenciais e contextualização de informações”, comenta Glauco Oscar Ferraro Pires, da assessoria e gerência de TI do Sefaz/PR.

Antes do projeto de integração de dados e BI, o Boletim de Arrecadação era um documento impresso de setenta páginas, atualizado apenas mensalmente e que demandava quatro dias de trabalho das equipes da Inspetoria Geral de Arrecadação.

De acordo com a entidade, era necessário coletar os dados de diversas fontes, fazer manualmente a integração, criar cruzamentos e filtros no MS Access, exportar o resultado do MS Access para MS Excel (para montagem de gráficos e tabelas) e gerar um arquivo PDF com o conjunto de relatórios.

Pires esclarece que toda a inteligência acumulada na elaboração desses relatórios foi preservada e alavancada. A diferença é que hoje o Boletim de Arrecadação é composto por um conjunto de painéis interativos, que apresentam diversas possibilidades de filtragem, correlação e visualização dos dados.

A automação da apresentação, junto a uma implementação de data warehouse, deu condições aos fiscais e gestores de trabalhar com as informações coletadas diariamente.

A MicroStrategy, fundada em 1989, faturou de US$ 576 milhões em 2013.

 

http://www.baguete.com.br/noticias/24/09/2015/sefaz-pr-adota-bi-com-microstrategy?utm_campaign=&utm_content=Sefaz-PR+adota+BI+com+Microstrategy+%7C+Not%C3%ADcias+%7C+Baguete+%281%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=News+24%2F09

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas