Os GES respondem pela arrecadação de 80% das receitas tributárias do Estado
A Diretoria de Administração Tributária da Fazenda Estadual (DIAT/SEF) realizou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, na sede do Sindifisco, em Florianópolis, uma cerimônia de comemoração dos dez anos de criação dos primeiros Grupos Especialistas Setoriais em Fiscalização (GES). Na ocasião, foram homenageados os auditores fiscais que mais contribuíram para a implantação e consolidação do modelo de ação fiscal dividido por setores.

Atualmente, existem 18 grupos formados por auditores fiscais que se tornaram especialistas em determinado segmento econômico.

 “Não dá mais para imaginar a fiscalização tributária sem os Grupos Especialistas. A atuação dos GES se tornou importante não só para a eficiência da auditoria fiscal, mas também para auxiliar os gestores na tomada de decisão”, destacou Francisco de Assis Martins, gerente de fiscalização da SEF.

A auditora fiscal Vera Oliveira, precursora do movimento pela fiscalização setorial, foi a primeira homenageada. Ela relembrou os primeiros passos para a setorização e destacou as principais virtudes do modelo. “Eu defino o GES em duas palavras: método e meta. Antes, se torcia o nariz quando o assunto era meta. Hoje, é uma rotina inquestionável”, disse Vera. Ao final, lançou um desafio aos fiscais mais jovens: “não deitem em cima dos louros, inovem”.

Durante a cerimônia também foram homenageados os auditores fiscais que atuaram como coordenadores dos GES nesses dez anos. Eles receberam um certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. A honra foi estendida aos "colegas do SAT" e aos auditores fiscais Cláudio Roberto de Freitas e Carlos Alberto Quaresma, que receberam o certificado de “Amigo dos GES”. "Decidi criar essa categorias como uma forma de agradecimento aos colegas que tiveram participação ímpar na consolidação do GES, especialmente com o desenvolvimento de ferramentas que facilitam muito as auditorias fiscais", destacou Maria Aparecida Oliveira, coordenadora dos GES.


Fonte: Assessoria de Comunicação SEFAZ Santa Catarina - Cléia Schmitz / Aline Cabral Vaz -  05/12/2013

http://acoesfiscais.blogspot.com.br/2013/12/sc-fiscalizacao-da-sef-comemora-dez.html

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas