Para combater a sonegação de ICMS, a Receita Estadual realizou nesta terça-feira (17) uma operação simultânea de controle e fiscalização do trânsito de mercadorias em várias regiões do Estado. Foram abordados 782 veículos de carga nas barreiras instaladas em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Farroupilha, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo.

Como resultado da operação, que ocorreu entre 8h30 e 11h, um total de 1.381 documentos fiscais foram conferidos através de equipamentos eletrônicos a partir da leitura do código de barras (coletores móveis). Houve 35 autuações por transporte de produtos em situação irregular. Tanto o volume de imposto que estava sendo sonegado nestes casos, assim como a multa correspondente, serão agora apurados pelos auditores fiscais.
 Fonte: Portal SEFAZ-RS
Mobilizando uma equipe de quase 60 pessoas entre auditores, técnicos tributários e o apoio da Brigada Militar, a operação de Controle de Mercadorias em Trânsito (CMT) foi coordenada pelo chefe da Divisão de Fiscalização e Cobrança da Receita Estadual, Edison Moro Franchi.
Além do controle direto sobre a circulação de mercadorias, explicou ele, a ação da Receita Estadual tem uma finalidade pedagógica: “É importante que as pessoas tenham a percepção de risco de que serão autuados pela nossa fiscalização". Segundo Franchi, as irregularidades mais comuns são o reaproveitamento de notas fiscais, o uso de documentos cancelados ou sem o preenchimento correto, assim como a identificação errada das cargas.
A barreira montada ao longo da Avenida Assis Brasil, na Zona Norte da capital, registrou o maior volume: 220 veículos com carga verificada, 209 leituras do documento auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) e 14 termos de infração. Além das operações mais ostensivas, o chefe da Divisão de Fiscalização e Cobrança observa que o controle sobre a circulação de mercadorias é diária, através de equipes volantes, postos fixos de divisa e no cruzamento de informações on line.
Durante a fiscalização, os veículos que transportam mercadorias são parados, e as informações do Danfe são lidas através de coletores móveis que identificam o código de barras do documento e apontam, em tempo real, possíveis irregularidades. As informações eletrônicas obtidas no trânsito de mercadorias têm a finalidade principal de formarem indícios para utilização nos trabalhos de auditoria fiscal pela Receita Estadual. No final de janeiro deste ano, houve uma operção semelhante no Litoral Norte e outras ações estão programadas para as próximas semanas. 
Números: 
Participantes
Número
Auditores Fiscais da Receita Estadual
12
Técnicos Tributários da Receita Estadual
32
Policiais Militares
12
Viaturas da Receita Estadual
12
Resultados Gerais
Número
Veículos abordados
782
Leitura de Danfes (documento auxiliar da nota fiscal eletrônica)
1381
Termos de infração
35
Fonte: SEFAZ-RS
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas