Por Agência Sebrae

Empreendedores dos setores de indústria e comércio devem implantar, até o próximo dia 15, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), ferramenta de auxílio no controle de informações tributárias do negócio. Para esclarecer dúvidas relativas ao tema, o Sebrae do Rio Grande do Norte iniciou, na noite desta quarta-feira (9), em Mossoró, uma série de palestras nos escritórios regionais da entidade. A gestão eletrônica dos tributos do negócio por parte dos fiscos das unidades federadas e da Receita Federal, além a rapidez em validações fiscais e redução na burocracia estão entre os principais benefícios do Sped.

Além de Mossoró, o cronograma das palestras relativas ao Sistema Público de Escrituração Pública beneficia empreendedores de Assú e região, onde a capacitação acontece na noite desta quinta-feira (10), e de Natal, no próximo dia 17.

A implantação do sistema substitui o antigo livro de entradas e saídas da empresa, mas, diferente deste, que apresenta apenas os valores, também contará com a descrição dos produtos comercializados. “O fato de o empresário fazer a descrição eletrônica facilitará outro ponto muito importante para ele, que é o acompanhamento do estoque. A partir do instante em que ele descreve os produtos que são vendidos, ele pode fazer, em tempo real, o controle dos produtos estocados”, afirma Ruth Maia, gestora do Micro Empreendedor Individual do Sebrae-RN.

Em outras palavras, o Sped encurta o tempo gasto com validações fiscais, escrituração e conferência de documentos, garantindo processos empresariais transparentes e com alto grau de acerto.
“As empresas passam a faturar mais rápido, com mais controle gerencial e menos complicação burocrática, e os fiscos terão acesso às informações em tempo real. Isto facilita a vida de empresário e de governo”, observa Marçalves Pinto, consultor do Sebrae-RN.

http://portalnoar.com/sebrae-alerta-empreendedores-para-obrigatoriedade-sped-fiscal/

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