Risco Fiscal e o Bullying Corporativo

Por Marcello Maccari

Ao abordar esse tema de exposição fiscal e o bullying corporativo, a maioria me chamou de louco (Olha o bullying aqui).

Nos últimos anos tenho visto centenas de casos de profissionais sofrendo a pressão do tempo de entrega de diversas obrigações acessórias e a qualidade dessas informações.  Não tão real esse problema, que o símbolo da receita é o leão, predador com faro magnifico pra encontrar sua presa.

Dados que vem de um ERP, de responsabilidade de uma equipe de TI que somente cobra as atualizações do mesmo pelo fabricante.  Quase sempre esse está desatualizado ou tem dificuldades de gerar as informações necessárias para o atendimento das obrigações.  Pobre do profissional da área fiscal, que tem que fazer centenas de ajustes em um arquivo TXT, para ser aprovado até uma data limite, ou a empresa paga multa. E as datas estão sempre próximas uma da outra.

Bom, contando esse processo, eu compartilho com vocês uma situação que presenciei, e que não vem ao caso dizer onde, quem é ou quando.

Mas a história pode ser mais comum do que se parece.  Era inicio de Dezembro, a empresa estava feliz, pois haviam batido todos os objetivos daquele ano, e os funcionários já contavam com a PLR do ano seguinte, e com ele os planos de cada um para o uso do mesmo.  Bom, até ai só alegria, mas como estamos no Brasil, e o estado em que essa empresa estava localizada estava com problemas financeiros, e havia feito uma ação de fiscalização nos principais contribuintes daquele estado.  Resultado, uma multa de R$ 400.000.000,00 sobre erro grave na escrituração fiscal.

Triste noticia. O que era um sonho virou pesadelo, pois o que estava positivo virou negativo e a PLR ficou distante.  Todo um ano de esforço de todos, metas alcançadas foram parar em segundo plano nos resultados da diretoria.

Após a oficialização de que não haveria mais PLR, e o motivo foi aberto a todos, a área fiscal da empresa foi vista como pessoas que não sabia o que fazia, que não era comprometida com a empresa e resultado (Olha o bullying), e o que fez perder a sua PLR. A pressão foi tamanha, que o CFO da empresa saiu, e a alta diretoria teve dificuldades em motivar seus colaboradores para ass novas metas do ano seguinte.

Essa história é real e mostra que é importante a empresa dar ferramenta e processos qualificados e seguros para evitar perdas financeiras e uma situação motivacional negativa.

Se combatemos o bullyng de forma geral, não podemos esquecer de evitar esse tipo de bullying corporativo.

https://www.linkedin.com/pulse/risco-fiscal-e-o-bullying-corporativo-marcello-maccari

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas