Por Fernanda Calgaro

O relator da reforma tributária, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), apresentou nesta terça-feira (22) a minuta do parecer dele sobre o tema. No documento, Hauly sugere a unificação de nove tributos com o objetivo de simplificar a cobrança de impostos no país e desburocratizar a economia (leia detalhes mais abaixo).

Na última sexta (18), Hauly já havia apresentado a proposta ao presidente Michel Temer e a integrantes da equipe econômica, entre os quais os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira (Planejamento).

O texto apresentado nesta terça por Hauly, preliminar, apresenta as linhas gerais do que o relator propõe sobre a reforma tributária e estará disponível para consulta pública no site da Câmara pelas próximas duas semanas.

A partir daí, Hauly pretende aproveitar sugestões e críticas de setores da sociedade para elaborar o parecer final sobre o tema, que deverá ser apresentado à comissão da Câmara no mês que vem.

A proposta do relator

O texto prevê a criação do Imposto sobre Operações com Bens e Serviços. O IBS, pela proposta, absorverá os seguintes tributos: ICMS, ISS, IPI, PIS, Cofins, Cide, Salário-educação, IOF e Pasep.

Esses tributos, atualmente, atingem cerca de 500 mil itens, em 96 setores da economia.

Pela proposta, outros sete setores, que hoje têm alta carga tributária, ficarão de fora do IBS e serão cobrados por meio do Imposto Seletivo, que incidirá sobre energia elétrica, combustíveis, telecomunicações, cigarros, bebidas, veículos, pneus e autopeças.

A arrecadação, pela proposta, será repartida entre municípios, estados e União de forma igual. A reforma também aumentará, gradativamente, os impostos cobrados sobre a renda e o patrimônio.

Hauly ressalta que o pressuposto da reforma é manter a carga tributária global, que, de acordo com ele, foi de R$ 850 bilhões em 2015. Haveria um período de transição de 15 anos para a implantação das novas regras.

Resistências

O parlamentar disse, contudo, estar ciente de que precisará superar resistências de estados e setores, mas se disse confiante de que conseguirá o apoio necessário dos partidos para passar a reforma.

"As empresas hoje estão em grande dificuldade e uma simplificação da cobrança de tributos dará mais competitividade e reaquecerá a economia com a geração de emprego. A reforma tributária irá simplificar, desburocratizar, diminuir a guerra fiscal e a sonegação e eliminar focos passíveis de corrupção", disse Hauly.

O relatório deverá apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e outros 11 projetos de lei, que deverão ser aprovados na Câmara e depois no Senado para entrar em vigor.

Ponto a ponto

Saiba abaixo os principais pontos propostos pelo relator para a reforma tributária:

Extinção de tributos:

IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação, CideCombustíveis, todos federais; ICMS estadual; ISS municipal.

Criação de tributos:

1) Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS): Englobará ICMS, ISS, IPI, PIS, Cofins, Cide, Salário-educação, IOF e Pasep;

2) Imposto Seletivo: Reunirá os setores de energia elétrica, combustíveis, telecomunicações, cigarros, bebidas, veículos e pneus e autopeças.

Realocação de tributos/produto da arrecadação:

ITCMD; IPVA.

Competências tributárias

União: Imposto de Renda (com absorção da CSLL), Imposto Seletivo, ITR, ITCMD (arrecadação destinada aos Municípios), contribuição previdenciária sobre folha de pagamentos (empregado e empregador), outras contribuições e taxas.

Estados: IBS (com absorção do PIS, Pasep, Cofins, IPI, IOF, Cide-Combustíveis, ICMS e ISS, exceto em relação às bases tributadas pelo Imposto Seletivo federal), IPVA (arrecadação destinada aos Municípios), contribuição previdenciária e taxas.

Municípios: IPTU, ITBI, contribuição de iluminação, contribuição previdenciária e taxas.

Mantidos:

Imposto de Renda, IPTU e IPVA municipais, além do ITR, o ITBI, e do ITCMD (Transmissão de Causa Mortis e Doação, o imposto sobre herança, estadual)

Também serão mantidos o tributo da Previdência Social e os impostos de importação e de exportação.

http://g1.globo.com/politica/noticia/relator-propoe-unificacao-de-nove-tributos-para-simplificar-cobranca-de-impostos.ghtml

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas