Reforma Tributária - Chegou mesmo a hora?

O governo ficou de enviar nessa terça-feira seu projeto de reforma tributária ao Congresso. Nessa primeira fase, será encaminhado um projeto de lei para juntar PIS e Cofins em um único tributo, o IVA federal, que deverá ter uma alíquota entre 11% e 12%. Seria uma proposta complementar a outras que já tramitam no Congresso, e que incluem no IVA também o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). Já seria um ganho enorme se isso avançasse, melhorando o cipoal tributário brasileiro.

A parte mais polêmica deve vir depois. O ministro da Economia, Paulo Guedes, acha fundamental a criação de um imposto sobre transações eletrônicas, para bancar a desoneração das folhas de pagamento. Dentro do Congresso, esse tributo é visto como uma repetição da extinta CPMF e deve encontrar enorme resistência. Por essas e outras, o banco JP Morgan disse neste fim de semana estar "cético" em relação ao avanço de uma reforma tributária, este ano ou mesmo no ano que vem.

https://tudo-sobre.estadao.com.br/reforma-tributaria?utm_source=estadao:ibope&utm_medium=newsletter&utm_campaign=economia::e&utm_content=link:::&utm_term=2020-07-19::::

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas