PEC 45 vive momento de cara ou coroa, mostra Aprovômetro

Por FERNANDO MELLO

A PEC 45/2019, a reforma tributária relatada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), tem hoje 51,6% de chance de aprovação. Isso significa que, estatisticamente, há chances iguais de aprovação e não aprovação da medida, como se fosse a probabilidade de tirar cara ou coroa em uma moeda.

Hoje, as chances de aprovação são mais baixas do que no pico registrado pela proposta, em julho de 2019. Naquele momento, a PEC chegou a ter 64% de probabilidade de aprovação, considerando o texto atual. Em 2019, a ferramenta do JOTA previu corretamente resultado de 97,5% de projetos arquivados e de 72% de propostas que viraram lei.

A curva semanal pode ser vista na plataforma do Aprovômetro, ferramenta do JOTA. Em abril de 2019, a proposta tinha 14% de chance, logo após sua apresentação. O começo foi similar, por exemplo, ao texto da Reforma da Previdência. Em maio, as chances saltaram para 55,6%, em junho para 52,7% até o pico de 64% em julho.

Em agosto e setembro de 2019, o Aprovômetro captou uma queda nas chances de aprovação, para em torno de 35%, com uma subida novamente no final do ano e uma consolidação na casa dos 50%.

O vídeo a seguir mostra um exemplo de como o usuário interage com o Aprovômetro – com um exemplo que não é o da PEC 45. O uso é restrito a assinantes do serviço.

aprovometro.gif

Aprovômetro é uma ferramenta que utiliza big data e inteligência artificial para estimar as chances de aprovação de cada projeto de lei ou proposta em tramitação no Congresso. O exemplo utilizado foi a Reforma da Previdência, mas é possível mapear qualquer proposta no Congresso.

O algoritmo utiliza décadas de dados do Congresso, além de centenas de variáveis, incluindo o texto do projeto, autores, temas, emendas, tendências econômicas e mudanças de forças políticas para estimar a chance de um projeto se tornar lei com grande precisão.

As chances de cada projeto são atualizadas a cada semana, contabilizando as alterações ocorridas no período, ajudando na tomada de decisões sobre o processo legislativo.

https://www.jota.info/legislativo/pec-45-reforma-tributaria-aprovometro-21012020

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas