Receita com fome de leão!

Por Marcello Maccari

No inicio deste ano a receita federal publicou seu documento oficial com os números importantes sobre suas ações e arrecadações previstas para o ano de 2016, o Plano Anual de Fiscalização 2016.

Mesmo em um ano com previsão de retração econômica, a previsão de arrecadação é de R$ 155 bilhões em multas.  Tudo isso com o advento da melhoria nos processos de analise de informações e cruzamentos fiscais. Hoje nossa receita federal possui um dos parques tecnológicos mais modernos e poderosos do planeta, para analisar toda a informação fiscal de nós contribuintes. Fora o valor extremamente elevado, é a porcentagem de recebimento sem poder de negociação. Exatos 92,4%. Incrível!

Mais incrível é o fato de ser um processo recorrente, com informações viciadas das empresas, com as mesmas exposições em todos os anos.  O que mudou para que a empresa continue a enviar informações erradas? Absolutamente nada. Apenas novas obrigações, com velhas informações. Somente isto basta para o CAOS empresarial. Somente com a obrigação SPED ECF, foram 1.218.088 de arquivos entregues a receita federal.  Sua grande maioria utilizando-se de processos manuais para a geração dessa obrigação.

Uma nova forma de pensar deve ser adotada pelo profissional da área fiscal. Uma ideologia de qualidade, de processo uniformizado e seguro.  Algo que permita atender a um processo fiscalizatório rigoroso e bem equipado tecnologicamente.

O ano de 2016 é o ano do compliance e governança tributária e fiscal.  Não basta acreditar que os dados estruturados são o ponto final da entrega da obrigação, é o começo de um grande problema.

Estamos no inicio do ano e novas obrigações estão chegando: SPED e-Social, SPED Reinf, SPED FISCAL com o bloco K. A empresa tem que se preparar para elas e ainda atender as existentes.

É muita fome desse leão, e precisamos estar muito bem preparados para não ser a próxima presa!

https://www.linkedin.com/pulse/receita-com-fome-de-le%C3%A3o-marcello-maccari

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas