Por Gerald Kenney

Não importa o tamanho ou segmento da indústria em que sua organização atua, um programa efetivo de compliance corporativo é essencial para promover operações eficazes e impulsionar os resultados financeiros.

No entanto, empresas globais enfrentam desafios significativos ao alinhar suas políticas e programas de compliance com práticas comerciais locais, bem como cultura, comportamento e regulamentos. Você já se perguntou como essa prática afeta sua empresa?

O compliance corporativo é o processo que garante que a organização e todos os seus funcionários sejam informados e sigam as leis, regulamentos, padrões e práticas éticas que se aplicam à corporação. Adotá-lo como estratégia corporativa ajuda as organizações a prevenir e detectar violações de regras, evitando possíveis multas e ações judiciais. Portanto, um sólido programa de compliance permite que os funcionários trabalhem em conformidade e mantém um ambiente de confiança entre clientes, investidores e outras partes interessadas, protegendo a reputação da organização. Ao certificar-se de que todas as áreas estejam trabalhando juntas e mantendo tais padrões, o compliance ajuda a prevenir grandes desastres e falhas.

Para criar um programa de compliance eficaz, existem vários componentes necessários, como treinamento individual e em equipe, além um canal anônimo para ajudar os funcionários a sanar dúvidas e relatar questões relacionadas a possíveis violações de conformidade. Além disso, é crucial relatar os problemas a executivos seniores e membros do conselho em tempo real para evitar danos maiores.

É importante ter em mente que o negócio exige um processo comum de gerenciamento de risco de conformidade. Isso significa que o compliance deve ser uma parte ativa e integrada da organização e da cultura. O foco no gerenciamento de riscos deve ser capaz de detectar e prevenir problemas como um processo contínuo a ser monitorado, mantido e nutrido. Organizações líderes requerem estratégias integradas como um papel essencial para o monitoramento efetivo.

O programa de compliance tem o papel de formalizar os processos e implementar ações de conformidade em toda a empresa. Ele deve estar concentrado na atualização de políticas e procedimentos que impedem a organização e os funcionários de infringir leis e regulamentos. Um programa de compliance robusto para apoiar a gestão dos riscos de conformidade inclui pelo menos quatro pilares, listados abaixo:

1. Política de organização compreensível: é preciso estabelecer uma política de compliance clara e articulada, que dê exemplos reais de questões éticas, Além disso, as regras devem estar adequadas às línguas locais de cada país

(um desafio para uma empresa global). A política também deve ser apoiada por um gerenciamento de nível superior para definir o “tom” adequado dentro da empresa.

2. Treinamento consistente e de alto nível: todos os funcionários devem ter conhecimento sobre as leis, regulamentos e políticas corporativas que se aplicam à empresa, além de ter entendimento claro sobre os tipos de conduta que não são tolerados. Para garantir a eficácia, é importante estabelecer treinamento personalizado para áreas de alto risco, como a de finanças e contratos de negócios, e manter a equipe sempre atualizada. Quando os funcionários têm treinamento consistente, são capazes de agir, reconhecer e denunciar atividades ilegais ou não éticas dentro da empresa.

3. Equipe de Compliance: como a prática de compliance desempenha um papel importante nas operações, é importante que os funcionários sejam conscientes e responsáveis pelas decisões tomadas em nome da empresa. Uma equipe de compliance visível e ativa é a chave para um programa bem-sucedido.

4. Gerenciamento de problemas: é importante ter canais de comunicação específicos para que os funcionários possam fazer relatos anônimos, informar situações que devem ser investigadas ou fazer perguntas. Conflitos de interesse, práticas comerciais inadequadas são alguns exemplos que podem ter um impacto no negócio. Isso ajuda a empresa a entender o problema e propor uma solução alinhada com a política de compliance.

Essas etapas devem se tornar um processo recorrente, um bom programa de compliance corporativo pode ajudar a prevenir comportamentos impróprios nas organizações. Uma vez estabelecido, esse programa ajuda a manter os negócios funcionando em conformidade, minimiza os riscos e garante uma reputação positiva, que colabora para atingir resultados financeiros consistentes.

http://cio.com.br/opiniao/2018/01/26/quatro-passos-para-implementar-um-programa-de-compliance-efetivo/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas