Por Maria Clara Lima | AGÊNCIA SEBRAE

As micro e pequenas empresas (MPE) do setor de Tecnologia da Informação (TI) terão agora uma consultoria específica para a gestão tributária dos negócios. Uma iniciativa do Sebrae na Bahia, em parceria com a regional da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-BA), oferece 30 vagas para empreendimentos da área.

A gestora do projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Sebrae na Bahia, Sami Melo, conta que a demanda pelo programa partiu dos próprios empresários e que as ações vão auxiliar no planejamento tributário das pequenas empresas do setor. “Vamos oferecer ferramentas para que elas possam gerenciar melhor seus tributos, fazendo com que aumentem a lucratividade e reduzam custos, sempre observando a legislação vigente”, explica Sami. O Programa GestãoTributária para Empresas TIC foi lançado nesta quinta-feira (19), em Salvador.

A iniciativa prevê ações como a avaliação da adequação do regime fiscal, elaboração de plano individual de consultoria, consultoria individual para o planejamento tributário e um workshop de avaliação dos resultados. “O cenário tributário brasileiro é muito complexo. As empresas podem optar por regimes diferentes. Essas decisões têm impacto direto na rentabilidade dos empreendimentos. Conhecer melhor essas questões e escolher as alternativas mais adequadas tornam os negócios mais competitivos”, destaca a presidente da Assespro-BA, Andrea Campelo.

No lançamento do programa, o consultor do Sebrae, Carlos Fraga, ministrou a palestra Como agestão tributária pode ampliar a competitividade das empresas de TIC. Ele mostrou aos empresários conceitos importantes, como os regimes fiscais, e mostrou exemplos de empresas e seus regimes financeiros.

O empresário do setor de TI e vice-presidente de Associativismo da Assespro-BA, Cândido Sales, participou da palestra e já aderiu ao programa. “Quero melhorar meus processos, aumentar os lucros, ganhar mais segurança institucional e conhecer mais a minha empresa. Assim, posso crescer de forma sustentável”, justifica.

Desde que fundou a Xystemas Consultoria e Serviços, em 2003, ele já fez capacitações como oSebrae Mais e o Programa Progredir. “Participar desses eventos tem ajudado a organizar melhor o meu negócio. Além disso, temos aprendido a colaborar com outras empresas do setor”, diz.

Também interessado no programa, o empresário João Vianey Assis Cartaxo já se inscreveu. “É uma oportunidade interessante de poder avaliar os critérios adotados pela empresa e implementar melhorias. Inclusive, vamos transferir esses conhecimentos para os nossos clientes e estabelecer uma rede”.

FONTE: www.agenciasebrae.com.br/

http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/programa-leva-gestao-tributaria-a-pequenos-negocios/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas