No ranking mundial de acidentes e doenças do trabalho, o Brasil ocupa a 4ª posição, com média anual de 2.503 óbitos, conforme a OIT. Neste âmbito, especialistas da área de Segurança e Saúde do Trabalho ressaltam que o mais importante é investir em prevenção. Para tanto, a tecnologia pode ser um forte aliado.

A principal falha de estratégias desta área, ou mesmo de softwares direcionados a seu gerenciamento, é iniciar pela medicina. O correto é começar pela segurança, e não pela saúde. Se as questões de segurança, de prevenção e conformidade, estiverem todas cumpridas, serão minimizados os riscos à saúde, e isso criará um ciclo virtuoso para os profissionais, para a empresa e para os entes de governo envolvidos nesta gestão.

Até pouco tempo atrás, a área de SST da maioria das empresas era gerida com base em planilhas de Excel. Nas corporações maiores, com ambulatório, o médico praticava medicina clínica e ocupacional, tendo como base os cargos e agentes definidos nas planilhas, o suficiente apenas para compor o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Um quadro que começou a evoluir a partir de 2004, quando se instituiu o PPP e as companhias notaram maior necessidade de levantamento de riscos e agentes. Foi então que entraram em cena os softwares de gestão de SST, que passaram a funcionar integrados às áreas de RH, Medicina e Segurança.

Entretanto, RH estava ligado à medicina, primeiramente, e só depois à segurança, quando o correto seria o contrário. A história do sistema de SST começa invertida.

Gerir primeiro a medicina e depois a segurança é como comprar um edifício pela beleza, mas não avaliar sua infraestrutura. Se esta for falha, tudo vai ruir cedo ou tarde.

Tendo a segurança em primeiro lugar, as empresas partirão da mensuração dos agentes potencialmente prejudiciais, identificação e quantificação destes, passando disto a um monitoramento de quem trabalha com tais itens.

Com estas informações em mãos, o médico poderá melhor definir os exames necessários para cada profissional, bem como a periodicidade com que devem ser feitos, e a saúde das equipes estará melhor preservada.

Além disso, identificar os agentes antes de tudo permite fazer trocas inteligentes. Se for possível, é possível trocar um produto nocivo por um inerte, e desta forma não precisarei sequer acionar a medicina.

Outro erro comum é alimentar o software de SST com dados imprecisos ou equivocados. Normalmente, as medições e análises são feitas nas empresas por um profissional, conferidas e validadas por outro e inseridas no sistema por um terceiro, gerando possibilidades de erros.

Um profissional mede, por exemplo, o nível de ruído no chão de fábrica. O engenheiro revisa o trabalho deste e passa a planilha de anotação para um terceiro, que passa para o sistema de SST sua leitura, que pode nem sempre estar correta. Confundir uma letra, um número, pode gerar inconformidades.

Seguindo o exemplo acima, digamos que o técnico que mediu o ruído registrou 79 decibéis, marca abaixo do nível máximo permitido.

Entretanto, ao digitar os dados no sistema, a pessoa encarregada leu 99. Tal medição estará acima do limite e colocará a empresa em situação de risco perante a fiscalização.

Em casos como este, o software tem de estar preparado para dar o alerta sobre o dado passível de penalização, dando às empresas a chance de conferir e, se necessário, alterar a informação, evitando complicações com os órgãos fiscalizadores.
Um processo que é vital, por exemplo, nas ações de compliance quanto ao e-Social. O sistema do governo é pautado por regras e limites, e cabe às empresas repassar informações corretas, validadas, para evitar sofrer penalizações desnecessárias.

Também é falho na questão dos sistemas de SST o atendimento às legislações. Isto porque muitos softwares aplicados a esta área não são produzidos por empresas especializadas, e sim por fornecedores de sistemas de gestão.

A complexidade do ambiente legislativo brasileiro sobre SST exige softwares concebidos por especialistas, já que são duas legislações diferentes a cumprir.

Ele se refere a uma legislação do Ministério do Trabalho, que tange à insalubridade e periculosidade como adicionais que as empresas são passíveis de pagar aos empregados; e outra, da Previdência (INSS), que determina um rol de agentes nocivos passíveis de caracterizar aposentadoria especial – neste caso, o pagamento das empresas é feito para o governo e se reverte em benefício de aposentadoria para o empregado no futuro.

Softwares não especializados podem incorrer em confusões no atendimento a estas legislações.

Com uma solução focada em SST, as empresas têm mais recursos para automatizar a gestão de acordo com todas as legislações vigentes, entrando em conformidade com estas e com o e-Social.

http://rsdata.com.br/seguranca-do-trabalho/prevencao-e-tecnologia-os-focos-principais-de-uma-boa-estrategia-de-sst/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas