Pesquisa aponta perfil das empresas contábeis de SP

A maioria das empresas contábeis do Estado de São Paulo (89%) conta com até dois sócios e até 150 clientes, revela pesquisa conduzida pelo Vox Populi a pedido do Sescon-SP. O levantamento, divulgado durante a 25ª edição do Eescon, aponta também que 86% dos entrevistados não possuem especialização em segmento ou atividade. 

A pesquisa mostra que 75% das organizações contábeis são de pequeno e médio porte, com receita mensal média de até R$ 60 mil. "Atuam como uma espécie de clínico geral", comenta a diretora administrativa do Sescon-SP, Terezinha Annéia.

Ela afirma que a especialização em um segmento tem seu lado positivo, por tornar o profissional referência na atividade, mas pode colocar em xeque um negócio, caso este segmento enfrente algum problema.

A pesquisa, realizada a cada dois anos, busca traçar o perfil dos escritórios de contabilidade e realizar um levantamento de preços e serviços praticados pelas organizações contábeis do Estado de São Paulo. "Realizamos o levantamento, em parceria com um instituto de pesquisa, para obtermos uma ampla visão sobre o comportamento das empresas contábeis e de como os colegas estão organizados nas suas empresas", conta Terezinha.

"A pesquisa serve de parâmetro para os profissionais da área, mas não se trata da formatação de uma tabela de honorários, o que seria considerado cartel e poderia ser, inclusive, motivo para punição pelo Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade)", explica o presidente do Sescon-SP, Marcio Shimomoto.

De acordo com ele, trata-se de uma radiografia do setor, com o intuito de contribuir para o conhecimento do empresário sobre seu próprio negócio. Neste ano, uma das novidades do levantamento foi a apuração de como os profissionais do setor estão se preparando para o eSocial. "O segmento ainda está se adaptando e definindo como fará a cobrança deste honorário", conta Terezinha. Conforme o estudo, 64% das empresas não cobram o eSocial separadamente da mensalidade ou dos honorários.

http://www.dci.com.br/especial/pesquisa-aponta-perfil-das-empresas-id570584.html

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas.

Join Blog da BlueTax - Conteúdos Validados por Especialistas